Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Outra "Pérola" da Câmara de Vereadores de Guararema.

O Cidadão Anônimo, volta a escrever, e deve a passar a nos brindar com sua Crônicas periodicamente. Seja bem vindo.

“Eu estive em contato com a turma da Prefeitura e a informação que eu tive é a seguinte: ela já está trabalhando na questão. [...] então, se a Prefeitura já está trabalhando, não há motivo para que esse requerimento seja aprovado. Vamos rejeitar esse requerimento da Oposição.”

É o cúmulo um vereador prestar tal justificativa.

Não é atribuição de vereador agir como uma espécie de líder do Executivo. Na realidade, trata-se de uma estratégia usada por muitos vereadores articulados com o poder Executivo com o objetivo de impedir que um requerimento seja aprovado, pois naquele momento, possivelmente, ainda não tenha combinado, com os demais “Pares da Situação”, qual deveria ser o posicionamento.

Repito: tal atitude não procede como atribuições de Vereadores.

É uma pretensão de cerceamento do papel de fiscalizador dos atos da administração pública. Contudo, se omitir com tal conduta, só faz desmerecer as atribuições sagradas do Poder Legislativo.

O mais lamentável é ver, depois de tal estratégia, o vereador indo ao Executivo com os requerimentos e voltando a Câmara de Vereadores com respostas informais.

Não é a função de Vereadores apresentarem-se à Casa de Leis para intermediar informações que são solicitadas em requerimentos.

Aliás, é um grande disparate que cheira à PREVARICAÇÃO (não cumpre com as suas obrigações)!

As respostas do Executivo devem ser encaminhas por escrito, é para isso que servem os requerimentos. Os munícipes, representados pelos vereadores, precisam conhecer os fatos e estes devem ser documentados. O que não pode acontecer é um vereador exercer a função de intermediário do Executivo proferindo justificativas informais.

Como se sabe, a grande maioria da população tem criticado a atual administração, bem como as atitudes da Câmara de Vereadores.

É triste e ultrajante ver, na Casa das Leis, um Vereador que usa da sua prerrogativa para servir de intermediário às vontades do Executivo, se esquecendo dos seus compromissos com a população. A consequência é a desvalorização e a incredibilidade do Poder Legislativo.

A oposição sempre é importante em qualquer Casa, seja representada por um, dois, três ou dez Vereadores. Ela vai fazer a grande diferença. A democracia, para ser concreta, tem que ter oposição. Os fatos e as ações se aproximam da VERDADE ABSOLUTA.

Em uma Casa de Leis, onde todos são acomunados com o poder Executivo, só reforça a VERDADE RELATIVA dos fatos e das ações.

Com isso, é perfeitamente lógica a terrível afirmação do importante dramaturgo, jornalista e escritor, Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra".

A oposição não pode ser confundida como contrária aos interesses do município e da população. Espera-se que os vereadores, representantes dos munícipes, nunca deixem de votar propositura alguma que não traga benefícios ou realize desejos da população e, sobretudo, que atenda as leis que regem nosso país.

Espera-se que os vereadores conheçam suas funções e tenham respeito àqueles que lhes depositaram confiança através do voto.

Os munícipes sempre esperam boas ações, que tragam benefícios à coletividade, independente de serem iniciativas do Executivo ou de Vereadores. O mais importante é que elas sejam legais, constitucionais e em prol do bem comum.

Assinado: Cidadão Anônimo (podem me chamar de CIDÔNIMO, se preferir).

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário