Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Trem turístico deverá circular na cidade até o final de 2010


As noticias abaixo nos levam a refletir o que pensa, o poder publico.

Trem Turístico, é sempre uma grande atração, nos leva a um tempo que passou, bucólico e encanta, tantos os adultos bem como as crianças, algumas cidades inclusive, tem as mais variadas atrações nesses passeios.

Algumas na parada dessas estações, tem feiras de artesanato, comidinhas deliciosas, em alguns lugares compra-se pacotes de balas e jogam as mesmas para os moradores onde o trem passa, em outras as atrações são também nos próprios vagões, ou seja a variedade é muito grande nesses passeios.

Acreditamos que a Pasta de Turismo que pertence a Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Agricultura, tenham alguma novidade nessa área de passeio além da paisagem, que é deslumbrante. O passeio poderia passar também passar pelo ponte de ferro do centro da cidade e pelo túnel que existe na direção de Jacareí, e depois retornar.

Com lemos nas reportagem abaixo a MRS Logística, informa que as exigências não são poucas.

A Estação de Luiz Carlos está em ruínas, existia uma placa ou será que ainda tem? Falando da reforma dessa estação no Governo do Candidato a Candidato a Deputado Estadual a André hoje “André de Guararema” como gosta de ser chamado em outras cidades, em que é totalmente desconhecido, e que o “irmão adotivo” apelidado de Van Damme entre os prefeitos da região (http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=20916&pchave=guararema ) está ajudando literalmente em sua campanha, usando recursos de Guararema em sua futura candidatura.

Não se perde oportunidade para falar que é continuidade da Administração passada, tanto é que tem várias obras prontas e inauguradas na reta final da Campanha anterior a Prefeito, que ainda não estão em funcionamento para reinaugurar novamente quando? Acredito que na época do lançamento oficial da Campanha.

Será que o Comitê de Campanha já está sendo montado aqui em Guararema porque o futuro Candidato está sendo visto entrando sempre no Escritório que fica acima das lojas da Av. Dona Laurinda e que pertencem a família da ex prefeita.

Se de fato circular o trem turístico até o final de 2.010 teremos mais uma grande inauguração, para ajudar na Campanha do Candidato a Candidato, com direito a visita de Deputado Federal Valdemar Costa Neto, (que também deverá ser candidato) aquele que tanto ajuda Guararema, mas que está sempre envolvido em algum negocio ilícito que são manchetes em todos jornais e revistas nacionais, e que está apoiando a iniciativa.

Estranho que existe um convenio firmado a mais de 6 anos e até agora não foi realizado. Houve algum avanço no convenio? Porque nada foi feito?

Foi assinado na Gestão da Prefeita Conceição, passou toda a gestão do Prefeito André e até agora nada, que possamos ver!!!


GUARAREMA: PREFEITURA MANTÉM ESTAÇÃO DE LUIZ CARLOS EM RUÍNAS
Diário do Alto Tiete de 11/08/2008

Histórica, estação ferroviária poderia ser um dos pólos turísticos da cidade, mas convênio firmado há cinco anos e seis meses pela prefeitura não saiu do papel.

Convênio entre a prefeitura e a MRV consta de uma placa na estação, totalmente em ruínas

Um acordo feito com a MRS Logística há cinco anos e seis meses, e que até agora não foi cumprido pela Prefeitura de Guararema, mantém uma parte da história da cidade em ruínas.
Trata-se da estação ferroviária de Luiz Carlos, inaugurada em 6 de novembro de 1914 e que com o passar do tempo foi abandonada, passou um tempo invadida e hoje está caindo aos pedaços.

O DAT apurou que em 9 de abril de 2003, o Edital nº 10 publicou a lei nº 2.196, assinada pela então prefeita Conceição Alvino de Souza. Essa lei, aprovada pela Câmara, autorizava o município de Guararema a firmar um convênio com a MRS Logística – empresa que tem a concessão federal de uso da via férrea – para restauração da estação, assim como o pátio da estação, ambos situados no km 433,191 da ferrovia. A parceria transformaria o imóvel restaurado e seus arredores em um centro cultural para visitantes. No acordo, a MRS cederia o prédio da estação, e cargo da Prefeitura de Guararema ficaria a restauração e manutenção do prédio, porém, cinco anos e seis meses depois a estação continua em estado lastimável.

A reportagem vem tentando falar sobre esse assunto com a prefeitura, mas desde agosto não há respostas ou explicações das razões dessa lei e do convênio não terem sido respeitados.

De acordo com a assessoria de imprensa da MRS, a parte designada à empresa no acordo descrito acima foi cumprida.

Entretanto, ainda de acordo com a MRS, foi o município de Guararema que não cumpriu sua parte e a estação de Luiz Carlos, continua num completo abandono.


Trem turístico deverá circular na cidade até o final de 2010
Locomotiva fará um percurso de 5 km entre o centro e o bairro Luiz Carlos, que fica na divisa com Mogi
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=20584&pchave=guararema 250709

Projeto prevê a restauração parcial da estação ferroviária de Luiz Carlos que está deteriorada

BRAS SANTOS De Guararema

Determinado em consolidar o potencial turístico de GUARAREMA, o prefeito Márcio Luiz Alvino de Souza (PR) afirma que a prefeitura vai trabalhar em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a transportadora MRS Logística para garantir, até o final de 2010, a implantação de um trem turístico entre o centro da cidade e o bairro de Luiz Carlos, que faz divisa com a cidade de Mogi das Cruzes. A conclusão desse projeto turístico foi prevista na revisão do Plano Diretor realizada em 2006, quando a prefeitura era comandada pelo prefeito André Luiz do Prado (PR).
Márcio Alvino explica que sua administração está dando continuidade aos projetos desenvolvidos pelo ex-prefeito e a implantação do trem de turismo é uma das prioridades de seu governo."Quero aproveitar o bom contato que temos em Brasília e a influência do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) para viabilizar esse projeto na ANTT.
O nosso objetivo é colocar uma locomotiva e dois ou três vagões que transportem os turistas entre a estação do centro da cidade e a de Luiz Carlos", destaca o prefeito. A distância entre as duas estações é de, aproximadamente, cinco quilômetros. Atualmente, esse trecho de via férrea é utilizado pelos trens de cargas da MRS Logística, que tem concessão do governo federal para explorar a linha.Marcio Alvino diz que não espera enfrentar resistências da parte da MRS, empresa que foi acionada na Justiça pelo ex-prefeito André do Prado, que queria mais investimentos da concessionária de cargas no reforço da segurança nas passagens de nível do município.
"A prefeitura obteve duas vitórias judiciais nesse processo e avalio que todas as dificuldades já foram superadas.Vamos trabalhar com a Agência Nacional e com a MRS para garantir esse trem de turismo, que tem tudo a ver com o nosso projeto desenvolvimento para a cidade". Ainda de acordo com o prefeito, a implantação do trenzinho exigirá muito trabalho da prefeitura, incluindo a restauração pelo menos parcial da estação de Luiz Carlos que está em péssimas condições de conservação.

MRS apoia a iniciativa do prefeito
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=20585&pchave=guararema 250709

Em conversa com a reportagem do Diário do Alto Tietê, o gerente de concessões da MRS Logística, Sérgio Henrique Carrato, disse que a implantação do trem turístico pretendido pela Prefeitura de GUARAREMA é viável.
No entanto, as exigências não são poucas:
"O primeiro passo para que esse trenzinho seja implantado tem sido dado por meio de um contato oficial da prefeitura com a ANTT, que regulamenta esse tipo de serviço (turismo ferroviário) por meio da resolução 359 de 2003. Essa lei diz que as concessionárias (como é o caso da MRS) devem liberar duas viagens de ida e volta para trens turísticos", finalizou Carrato. (B.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário