Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que se passa na Secretaria da Saúde?

A Secretaria da Saúde apesar de ter um orçamento de fazer inveja a muitas Prefeituras com mais habitantes que Guararema, sejam elas próximas de nossa cidade ou não, parece que não consegue reter bons profissionais e realizar cada dia que passa um serviço de melhor qualidade.

Vejam, tem uma ouvidoria na Saúde que está entupida de solicitações, e não por causa dos clientes que efetuam alguma solicitação mas sim porque essas solicitações são efetuadas pelos serviços internos da Própria Secretaria da Saúde, imaginem quando esse serviço for divulgado a todos como será a demanda.

Será que os profissionais da Secretaria são mais bem preparados que o corpo clinico? Acredito que não porque esses profissionais estão empregados em outros hospitais, ou com seus consultórios profissionais, cheios de pacientes. E o profissionais técnicos que também saíram, qual foi o motivo. Será que existe alguma incompatibilidade funcional? ou será que o ego é muito grande e não são aceitos sugestões ou criticas, com receio de perder o poder?

Qual é o grau de satisfação dos pacientes com esses profissionais? Muito bom, eles são sempre elogiados, então porque estão saindo deixando o CESAP e o CAP acéfalos?

Parece que a Administração da Saúde gosta de interferir e gerir os seus trabalhos sem conhecimento técnico.... Dando palpites e colocando pessoas não técnicas para ditar normas e condutas profissionais.

É um pena, porque quem perde são os pacientes ou clientes (como preferem) que ficam sem bons profissionais, pela falta de competência da Secretaria de Saúde em administrar a parte clinica e/ou de especialidades.

E por falar em administrar cada hora estão inventando mais uma.

Agora querem acabar com o transporte de pacientes para Mogi das Cruzes para o SUS Hospital Luiza Pinho de Melo, qual o motivo comenta-se economia.... ou que tiveram de realocar pacientes ou clientes para outros hospitais.

Porem estão oferecendo passes para a condução de ida e volta.

O problema não é o passe então qual é?
1) O território de Guararema apesar de ser totalmente urbano (não errei não, existe lei a respeito vejam no link http://www.guararema.sp.gov.br/home/pdf/lei2661.pdf  ), não possui uma malha viária a altura e as estradas estão uma lastima;
2) Os Ônibus não tem horários compatíveis com as necessidades da população; e efetuam o percurso que melhor lhe convier sem importar se lá na frente tem passageiro para subir ou descer, ou seja quem manda é o motorista e não o trajeto especificado em contrato.
3) A Própria Prefeitura nem sabe ou finge não saber pois não fiscaliza os horários dos ônibus, é um caos.... Porque pontualmente esse assunto vem desde o antigo Prefeito aquele que está indo em todos os lugares atrás de votos, e que se agravou desde a posse do Prefeito atual, porque perdeu o cascalho, aquele, que o Presidente da Câmara diz que era ilegal.

Dessa forma os primeiros ônibus começam a chegar na Cidade próximo as 7h00 da manhã e como chegar ao SUS em Mogi as 8h00 parece ser Missão Impossível. E se for a tarde ai teremos outro problema chegamos em Guararema, e não teremos ônibus para voltar para casa, será que teremos o “vale taxi” para retornarmos a nossa casa, ou um dos “carros oficiais” que ficam o dia inteiro andando de lá para cá de alguma Secretaria?

Vejam está faltando lugar para guardar tantos carros, que já estão usando a Garagem dos Ônibus e também a parte inferior da futura Câmara Municipal que conforme dizem já está praticamente pronta, e quando ocorrerá a mudança?

Temos todos os tipos de pessoas que vão ao SUS, essas pessoas que vão a Mogi das Cruzes vão a busca de especialidades que Guararema não tem.

Sendo assim chegando próximos a Rodoviária de Mogi das Cruzes ainda tem que andar por volta de 30 minutos para chegar até o SUS, seja em que tempo for, muito bem, e os idosos? e os que tem alguma complicação medica? e os que estão debilitados como irão fazer? Os que estão acompanhados por crianças de colo, ou começando a andar? Vão tem que chegar se arrastando se quiserem ir a sua consulta.

Se existe exceção, existe discriminação para com os outros que recebem o passe “Guararema – Mogi – Guararema” ou estou enganado?

discriminação
dis.cri.mi.na.ção
sf (lat discriminatione) 1 Ato de discriminar. 2 O que se acha discriminado. 3 Psicol Processo pelo qual dois estímulos que diferem em algum aspecto resultam em reações diferentes.
Fonte Moderno Dicionário da Língua Portuguesa – Michaelis

“Situação legal no Brasil - Constituição da Republica

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 5º Direitos e Deveres do Cidadão
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;”

E se o cliente faltar em sua consulta o SUS começa a tirar o numero das vagas dos faltantes para o restante da população, e ai as pessoas que necessitam dessa especialidade ficam em filas cada vez maiores em virtude de falta de vagas. Esse é um retrocesso a Saúde de Guararema.

Vale a economia que se pretende em detrimento da Saúde e do Bem Estar da População que necessita desse transporte?

Mas através do folheto distribuído nesses dias, os índices divulgados em media caíram em torno de 30% no atendimento da Saúde então porque suprimento de um serviço que existe?......E que parece que também a demanda deveria ter abaixado. Ao menos é o insinua o folheto, que em menos de um mês o Cartão Cidadão os resultados são enormes....

Vale a pena lembrar que a falta de remédios continua apesar de haver diminuído o numero de atendimentos. Estranho o numero de pacientes diminuiu e a quantidade de remédios ainda está em falta?

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário