Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Reportagem sobre a Estrada Mário Alves Pereira - Guararema - SP - Rede Globo

Sem ajuda da prefeitura, moradores tapam buracos por conta própria



Moradores do bairro Serrote, em Guararema, decidiram começar a tapar os buracos da Estrada Mário Alves Pereira por conta própria porque cansaram de esperar os serviços da prefeitura. Eles dizem que o trabalho é necessário para que possam ter um pouco mais de dignidade.


A iniciativa começou com o professor universitário José Theodoro da Silva, que todos os dias leva ferramentas para a via para trabalhar. Ele já tapou buracos em dois quilômetros e atraiu seguidores. O esforço é porque atravessar os sete quilômetros da estrada é uma batalha diária.
Demora
Os moradores pedem melhorias há muito tempo. A via, segundo eles, está cheia de buracos há dez anos. O problema já cansou tanto que o caso foi parar no Ministério Público em 2008, mas acabou arquivado.


Desde então, o presidente da associação do bairro, Airton Carvalho Nascimento, coleciona apelos que foram feitos, mas não foram atendidos.

Em fevereiro de 2012, os moradores entregaram ao Ministério Público de São Paulo um documento em que afirmam que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou uma verba de mais de R$ 3,3 milhões em 2007 para a recuperação da estrada. Na época, a responsável pela obra foi a Construtora Delta, a mesma que é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por ter ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Mas as melhorias não foram feitas porque, segundo os moradores, em 2008, em uma sessão na Câmara de Guararema, os vereadores decidiram usar esse dinheiro em obras em ruas do Centro.


Respostas


A Prefeitura de Guararema disse que a pavimentação da Estrada Mário Alves Pereira foi incluída como urgente na Agenda Metropolitana, elaborada pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e apresentada para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. As solicitações estão em análise.

A construtora Delta disse que a obra faz parte do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do Estado de São Paulo e foi feita em 42 vias, incluindo esta estrada. Os serviços foram entregues há três anos. Segundo a empresa, depois da obra a responsabilidade de conservação e manutenção é da prefeitura do município.

O DER, que contratou a construtora, confirmou as informações e acrescentou que o trabalho feito foi de recapeamento e sinalização básica.
Já o Ministério Público informou que foi instaurado um inquérito civil e foi solicitado que a prefeitura entregue documentos para comprovar a manutenção feita na estrada.


“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Leiam mais crônicas do blog http://horahjornalverdade.blogspot.com
Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, http://www.facebook.com/cronicas.horah

Nenhum comentário:

Postar um comentário