Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

ESSA MATEMÁTICA ME INFERNIZA.....

Muitos de nossos eleitores escreveram questionando sobre o IPTU deste ano de 2010 e fizeram-me perguntas difíceis de serem respondidas... Selecionei cada pergunta, fui buscar respostas mas não é fácil estar respondendo a perguntas como essa:

“Como pode o IPTU em Guararema ser aumentado em 50% ou 100% se meu salário não chegou a ser aumentado no nível da inflação do ano passado” ???

“Qual é o critério para aumentar o IPTU nesta cidade de Guararema? Já vimos aumentos come vários percentuais :::”

“Porque os responsáveis pela taxação do IPTU não elaboram uma Cartilha para explicar à população como é feito o aumento do IPTU e seus critérios???”

“Seria difícil os responsáveis pela taxa do IPTU avisarem previamente sobre o aumento do imposto ??”

Essas são algumas das questões colocadas por nossos leitores que aqui estou reproduzindo para que Legislativo e Executivo fiquem sabendo e, se quiserem, respondam à população desta cidade (e esta coluna está aberta totalmente as Exmas. autoridades locais).

Todavia, após ler as questões acima fico pensando que realmente são perguntas de alto nível e que deveriam ser respondidas...afinal, quem paga impostos e taxas municipais tem que saber o critério do cálculo, o porque do aumento bem acima da inflação e tantas outras explicações pois o contribuinte gostaria de não pagar tanto impostos mas, quando devidamente e antecipadamente explicado tem gosto de respeito e seriedade...

Sempre quando há aumento de IPTU acima dos níveis inflacionários quem tem a perder é a própria cidade pois se inicia uma desvalorização do imóvel uma vez que o imposto sobre ele é bem grande; assim sendo, o cidadão que iria adquirir terras em Guararema começa a procurar em outras cidades onde o imposto é menor e consequentemente a valorização do imóvel é maior.

Estamos numa democracia ou não? Se estamos, a melhor forma de governar é a transparência e a satisfação à população e não fazer tudo às escondidas e ao calar da noite...

Dormimos com um valor de IPTU e no outro dia acordamos com valores 50% ou até 100% mais elevados...

Não discuto da necessidade de aumentar os impostos mas com prudência, dentro dos limites da decência e do bom senso e sem extorquir o contribuinte que já tem uma fardo pesado de impostos em suas costas e se vê na obrigação de arcar com mais um que desmonta suas finanças...

É tempo ainda dos Srs. Vereadores reverem o Percentual de aumento desse imposto pois estamos no inicio do ano mas, se estes não o fizerem, entendo que cada contribuinte deve tomar sua ação própria se achar que está sendo prejudicado.

Porque os dirigentes públicos não aprendem que a melhor forma de governar é a transparência total e informação correta à população??

Talvez porque eles sintam que a população de nada reclama, tudo aceita e segue seu ritmo de vida...ate quando??

Se o grande Cícero ainda estivesse vivo certamente ele estaria dizendo em alto e bom som : “QUOUSQUE TANDEM ABUTERE ,”Autoridades municipais”PATIENTIA NOSTRA??? (Até quando, autoridades municipais, vocês irão abusar de nossa paciência???

EU SOU BRASILEIRO E ADORO O BRASIL......E VOCÊ ?

BLOM - Benedicto Luiz de O.Martins
Mar.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário