Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2009

Tradições e Contradições


Só tivemos conhecimento desse assunto tão contraditório, quando fomos informados por um grupo de pais inconformados que talvez nesse ano a Escola Estadual Ivan Brasil também tenha que fazer sua tradicional Festa Junina sem o bingo, quentão e vinho quente.

Interessante é que todas as outras Escolas da Cidade sejam elas, Particulares, Municipais e Estaduais, bem como os Clubes, Associações, Igrejas podem fazer o seu bingo e vender qualquer tipo de bebida alcoólica em suas festas. Sabemos que essas vendas somente devem ocorrem para maiores, porem não podemos afirmar com total certeza, porque a responsabilidade da verificação do que está sendo vendido para menores de idade e para quem tem o poder de fiscalizar.

Pelo que sabemos e toda cidade também o sabe, é que o Ivan Brasil é de longe uma das Escolas mais disciplinadas em nosso Município, bem como o seu nível de ensino é um dos melhores.

A Escola tem 3 períodos, no total 980 alunos. No período noturno existe o “EJA - Educação de Jovens e Adultos” que fequentam do sexto ano ao nono ano, 350 alunos (para os mais antigos o Ginasial). Esse programa já ajudou a alfabetizar e continua a ajudar a alfabetizar alguns de nossos Vereadores.

Será que existe uma lei Estadual ou Municipal , que no perímetro de 100 metros de um estabelecimento de ensino não pode haver alguns tipos de comercio dentre eles farmácia, bares e outros. Lembrando de Bar, lembro-me do Bar de um vereador - Vereador pelo DEM, que somente assumiu um lugar na Câmara Municipal porque o primeiro colocado foi ser Secretário de Governo.

Esse Bar do Vereador será que fica dentro do raio de 100 metros da Escola Ivan Brasil, quem deve medir essa distancia? A Vigilância Sanitária, a Secretaria de Obras ou a Fiscalização Municipal?

Nossa quanta coisa junta:
1) Todos as outras Escolas, Clubes e Associações podem fazer o que querem em suas festas!?;
2) Bar de Vereador pode ficar no raio de 100m metros de um estabelecimento de ensino?

Que ganha com isso e quem perde com essa picuinha?
Perde o Ivan Brasil, porque como sabemos as verbas do Estado demoram muito a chegar. E qualquer rendimento originado de festas e eventos que entra para a Escola vai para a APM - Associação de Pais e Mestres que utiliza para complementar o que o Estado deixa para trás e efetuar outras melhorias.

De um pai bem informado, nos disse que no ano passado que a Escola não pode fazer o bingo, em relação aos anos anteriores a receita liquida da festa caiu 2/3, ou seja só rendeu em torno de 33% de seus anos anteriores. Pelo que podemos notar essa tradição do bingo, quentão e vinho quente gera um boa receita para a APM.

Quem continua perdendo são os alunos e professores que ficam com menos verbas para efetuar projetos e novos desafios Educacionais.

Na verdade perde toda a sociedade porque são em media 980 alunos com menos verbas para executar suas atividades por ano e com isso menos projetos e experiências desenvolvidas.

Tudo por causa de uma “picuinha de alguém ou um grupo de pessoas” que estão prejudicando uma parte da sociedade.

Se a Justiça entende que Bingo em festas Juninas ou similares é contravenção que seja para todos e não somente para uma única instituição. Porem não temos conhecimento desse fato em relação a Justiça, porque senão não haveria outros bingos na cidade.

Porem essa mesma Justiça deve fechar sim, o bar localizado perto desse estabelecimento de Ensino, que além de estar no “ raio de 100 metros” é o único bar que ainda pode vender churrasquinho no espeto feito numa churrasqueira improvisada, que a Vigilância Sanitária de Guararema ainda não visitou, porque o mesmo somente funciona após o termino do expediente normal da Prefeitura.

Pelo que vemos, temos somente nesse estabelecimento grandes irregularidades como as abaixo:
- Fica no raio de 100 metros de uma Escola?;
- Vende churrasquinho em churrasqueira improvisada;
- Nas sextas-feiras são assados pedaços de carnes que são servidos em pequenos pedaços como tira gosto para os clientes que estão consumidos bebidas alcoólicas no bar;
- Que muitas vezes ficam até mesmo na calçada atrapalhando as pessoas que por ali passam, ou quem sabe se atrasa ou não freqüenta o seu curso na sexta-feira por causa de um”Happy hour escolar”, e sendo atrativo para os menores de 18 anos que freqüentam seu curso noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário