Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Educação e Respeito


Como todos nós sabemos, em grande parte da Cidade nos “Locais Turísticos” a cidade tem lixeiras a vontade, existe jardins muito bem cuidados, varrem as ruas várias por dia ou seja é um exemplo, que merece ser seguida por qualquer outra cidade.
Porém no entardecer e inicio da noite a desarrumação da cidade começa....

Pessoas caminham com seus animais, de fato depois de um dia de trabalho, tira parte do stress, mas ai começa a sujeira que não será mais limpa até a manhã seguinte.

De onde deve vir a Educação e Respeito? Em primeiro lugar da família, depois da convivência em sociedade, das Autoridades, ou seja de qualquer cidadão?.

Mas o Cidadão em geral, tem vários níveis de escolaridade, vivencias, emoções diferentes, culturas, etc., então um pequeno erro aqui, outro acolá pode ser um descuido da pessoa ou falta de conhecimento em determinada situação por esse motivo somos seres em constante aprendizado.

Porem, contudo, todavia, vindo de um Ex-Secretário da Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Agricultura o mínimo que esperamos, é o exemplo de como deixar Guararema ainda mais bela e limpa. E não passear com seu cão de estimação pelas ruas da cidade sem um saquinho de lixo em suas mãos, para recolher possíveis necessidades de seu animal, e jogar o respectivo saquinho em uma lixeira próxima a sua casa.

Um outro fato que deixa a Cidade suja desde o inicio da noite são os alunos que saem das Escolas e ficam comendo guloseimas e jogando pelas ruas as embalagens, e dos ônibus. Que falta de respeito para a Cidade! Será que essa atitude os professores em sala de aula não podem orientar os seus alunos a serem mais respeitáveis? A Cidade tem a poucos passos sempre uma lixeira a disposição.

Ai também começa um problema de segurança que não sei quem deve tomar as providencias:
1) O Conselho Tutelar?;
2) A Ronda Escolar?;
3) A Escola?;
4) A Prefeitura pelo seu Depto de Transito?;
5) Ou todos em conjunto com mais algum outro setor?

Os alunos concentram-se em frente ao Roberto Feijó e a Igreja Matriz para esperar muito tempo o ônibus, (porque sabemos que os horários são inadequados) e como todos já fomos crianças, temos historias que não repetiríamos hoje, porque a vida nos ensinou que devemos agir diferentes.

O que acontece, os alunos nesses dois pontos principais de ônibus, ficam atravessando a rua correndo e andando pela rua até mais da metade da faixa de rolagem, isso sem contar que param para conversar e “jogar bola” com garrafas pet ou outro qualquer material que possa chutar.

Se um motorista por alguma fatalidade atropelar um deles ou um conjunto (porque jovem quando apronta está sempre em grupo) o culpado será o motorista.

Mas voltando a Educação e respeito, lugar de pedestres é na calçada e atravessar as ruas nas faixas, pois o motorista fica mais atento aos cruzamentos e nunca está esperando que um jovem venha correndo atravessando uma rua que nesses pontos inclusive a iluminação é insuficiente.

Mas quando chega o ônibus alguns são tão abusados que ainda continuam na rua próximos ao meio fio. Espero que em Guararema não tenhamos que executar medidas de Educação e Prevenção depois de um acidente, envolvendo alunos e outros pessoas nesses locais.

Mas continuando a noite vai se passando e mais lixo é jogado nas calçadas, e nos depósitos de lixo que ficam lotados alguns até são derramados quem sabe pelos animais soltos que estão na Cidade, mas com já sabemos a Vigilância Sanitária já está se organizando para resolver esse problema, ou talvez até por comerciantes ou moradores que não ligam para a conservação, porque sabem que no amanhecer será limpo.

Acredito, que poderemos quando digo poderemos, quero dizer toda a Sociedade pode contribuir para que Guararema de fato seja uma Cidade Turística. Temos alguns predicados porem, muitos dos requisitos para nos tornarmos uma Cidade Turística ainda estamos longe deles.

Gostaria que a Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Agricultura, que também recebe copia dessa, nos esclarecesse quais os itens necessários para que Guararema ser tornar uma Estância Turística, quais metas estão sendo planejadas, seu período de execução, e seus prazos, para que de fato possamos dizer que Guararema também é uma Estância Turística, e que toda a Sociedade possa colaborar com esses objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário