Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quando temos que elogiar, elogiamos

Um Projeto de Lei de autoria do Vereador Odvane Rodrigues da Silva Executivo Municipal e que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying nas escolas foi encaminhado à Câmara de vereadores.
Parabenizo tal iniciativa e a população agradece.

Entendo muito bem esse tipo de violência: lembro-me de quando entrei no “grupo escolar” e a criançada começou a me chamar de Mônica por causa dos meus dentes grandes naquela cabeça pequena. Imagine o trauma para uma criança de apenas 7 anos de idade passar por tal humilhação.

Sentia-me rejeitado e perseguido pela turma até que, na minha adolescência, na fase do estirão, cresci mais do que a maioria e virei ídolo do basquete juvenil.

As menininhas, naquele momento, esqueceram dos meus dentes e só tinham olhos pro meus “membros grandes”!!!

Bom... vamos voltar ao foco:

Não se usava o termo bullying naquela época. Era assédio mesmo!!!

Bullying é uma palavra que derivou do inglês bully, cuja tradução mais aproximada é "valentão".

Fale-se muito de indivíduos valentes e brigões, nas escolas, que põem apelidos pejorativos nos colegas, aterrorizam e impõe sofrimentos, ignoram ou rejeitam os colegas, fazem ameaças, agridem, ofendem, humilham, discriminam, intimidam ou quebram pertences dos colegas, entre outras ações.


O termo bullying tem sido aplicado a crianças e adolescentes, no contexto escolar, sendo, preferencialmente, uma forma de violência física.

Porém violência semelhante ocorre nas organizações e também se caracteriza por atos de opressão, tirania, agressão e dominação pela força. A perseguição afeta a todos os subordinados, indistintamente. Quem estiver por perto se torna alvo e a agressão moral se dá rotineiramente.

Mais recentemente, o termo mobbing tem sido utilizado como sinônimo para definir a violência pessoal, moral e psicológica no ambiente de trabalho.

Mobbing derivada de "mob" (do inglês, "máfia"). O termo mobbing foi utilizado pela primeira vez no contexto etológico, para definir o comportamento de um ataque coletivo direcionado a um alvo considerado perigoso, por exemplo, um predador. Está fortemente relacionada, principalmente nas aves, a estação reprodutiva para a defesa dos ovos e dos filhotes recém-nascidos.

Na esfera escolar (infantil e adolescência), o termo mobbing tem sido relacionado ao comportamento altamente destrutivo de grupos de crianças, dirigido (na maioria das vezes) contra uma única criança.

No ambiente do trabalho, o termo mobbing tem sido aplicado no assédio coletivo contra uma pessoa específica. Um grupo acompanha o assediador, apoiando a crueldade, a tortura psicológica por medo de se tornar também a vítima.

Talvez seja o momento oportuno para também reavaliar outros projetos.

E outros que dispõe sobre a caracterização da tortura psicológica, assedio moral, etc, no ambiente de trabalho da Municipalidade, e a aplicação de penalidades.

Quer saber mais sobre o assunto?

Veja também Cyberbullying: mundo virtual, violência real:

Na rede, a perversidade do bullying se potencializa e causa humilhações cada vez mais frequentes e intensas. Leia a reportagem http://news.directmails.com.br/2600/cgi-bin/r.html?c=NVESC107&t=NVESC107&d=2520778&e=2513105&s=20100609&l=A_00052829&f=0

Descubra as principais ações que a escola pode adotar para combater essa violência que deixa marcas profundas em jovens que estão em pleno processo de formação.

Ass.: Cidadão Anônimo

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário