Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Guararema visto por outros olhares

No dia 23/06/2010 com a presença da Dra. Luizemir Wolney Carvalho Lago, médica psiquiatra e sanitarista, assessora da área técnica de saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde, tivemos uma brilhante Palestra sobre o tema “ÁLCOOL, TABACO E SEUS EFEITOS”.

Ou seja, alertou muito sobre o “bastonete nicotínico maléfico aos tecidos pulmonares.” Que são todos aqueles que de certa forma soltam fumaça.

E sobre a venda em todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, lembrou inclusive que comerciantes que por R$0,50 ainda vendem mais uma dose para quem não deveria tomar mais nenhuma, por estarem totalmente alterados.

Palestra essa muito concorrida e tendo em sua plateia, algumas autoridades, e representantes de algumas Secretarias do Executivo, mas já foi um avanço ver pelo menos 3 secretarias no mesmo evento.

Na apresentação brilhante da Dra. Luizemir, pudemos entender que a mesma somente visitou nossa Cidade devido à insistência muito grande do Secretario, que organizou o evento.

E a mesma chegou cedo a cidade e pode ouvir o discurso da Secretaria da Saúde e da Assistente Social e visitar alguns locais, ficou maravilhada pelo que foi tido e elogiou bastante a cidade por sua limpeza e beleza.

Ou seja, mostraram a ela a parte bela, de nossa Cidade porem não escapou de seus olhos uma pessoa largada na rua que aparentava estar bêbada, já pensaram na vergonha que passaram essas autoridades?, será que ficaram com a cara no chaãaaoooo....como explicaram essa situação? Em uma cidade que esconde os seus problemas e suas realidades nas áreas um pouco mais afastada dos belos recantos e jardins inspiradores, cujas florzinhas são trocadas periodicamente para beleza e atrair turistas e visitantes.

Até o momento à administração pública não pensou em ter o seu próprio viveiro de plantas. E quando da substituição das flores e plantas dos jardins e praças, as mesmas são jogadas literalmente no lixo. Devo dizer que essa é uma bela demonstração de desperdício do dinheiro público. Essas plantas e flores poderiam voltar ao viveiro e serem reaproveitadas.

Em uma das crônicas sobre o tema “Como chegar a um local turístico?” que pode ser lida na url http://horahjornalverdade.blogspot.com/2010/06/como-chegar-um-local-turistico.html, quando mostramos a foto abaixo, de uma pessoa possivelmente embriagada, recebemos a solicitação abaixo de um Secretario da Administração, em 8 de junho de 2010 15:26


“FAVOR COLOCAR QUE O SR Fulano QUANDO RECEBE A VISITA DESSE ILUSTRE MORADOR DE RUA NA SUA PORTA, LIGA PARA A SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL, POIS ELE COMO CIDADAO NAO FAZ NADA, E DIGA SE DE PASSAGEM O MUNICIPE AI NA FOTO EXPOSTO É UM CIDADAO DE BEM QUE POSSUI CARTAO CIDADAO E TEM PROBLEMAS ALCOLICOS.”

Sua solicitação veio assim mesmo tudo em maiúsculo, que na etiqueta da internet diz que a pessoa está gritando. Não vamos nos preocupar com erros ortográficos da solicitação do Sr. Secretario, porque todos comentemos erros ortográficos.

Em tempo tivemos a confirmação de um Secretario que Guararema tem moradores de rua, por ter cartão cidadão o local deve ser conhecido das Autoridades Municipais. E porque nenhuma ação é realizada apesar de todos os seus problemas informados?

Assim respondemos ao Prezado Sr.Secretario da Administração Municipal:

“Caro Secretario o Sr. pelo cargo que ocupa supõe-se que tem o mínimo conhecimento técnico necessário para tal.

Assim sendo o Sr. tem conhecimento que o procedimento adotado pelo cidadão Sr. Fulano foi o correto como sempre.

Já que o Sr. afirma que o munícipe é um alcoolista, então a rede socioassistencial (Saúde, Assistência Social, etc), como o Sr. deve ter conhecimento claro, é a que deve ser acionada nestes casos, o que foi feito.

Com relação ao Cartão Cidadão de nada serve para a Saúde e Educação, já que o mesmo foi cancelado por sentença Judicial.

Alias, por falar em cartão Sr. Secretario os mais de R$500.000,00 gasto com a implantação do mesmo, dinheiro publico desperdiçado, deveria ter sido utilizado em contratação de mais vagas em Clinicas de boa qualidade para o tratamento e para recuperar esses cidadãos.”

Reposta essa enviada em 8/6/2010 16:55 vejam que não demoramos quinze dias para responder ao Sr. Secretario, ou mais como é o costume da Administração do Sr. Prefeito, isso quando um deles que tem a maquina do tempo, e data as suas respostas com datas anteriores ao que são entregues ao protocolo.

Trocamos o nome da pessoa citada e colocamos Fulano.

Então vemos que em nossa Cidade não consegue esconder tudo o que se passa, para olhares mais atento.

Precisamos sim colocar em pratica o que aprendemos e oxigenar nossos conceitos.

Lembramos também do curso de uma semana de capacitação com os profissionais do DENARC em outubro de 2009 que um dos palestrantes alertou sobre o problema nos pontos de ônibus e disse mais ou menos assim “o que está acontecendo nessa Cidade Bonita? que os pontos estão lotados de pessoas e adolescentes”.

Veja todo mundo vê, menos as Autoridades Municipais e o Conselho Tutelar, o que está acontecendo de tudo nos pontos de ônibus e proximidades, tendo inclusive briga entre adolescentes. Essa é a parte visível do problema, porem, contudo, todavia, podem existir mais problemas que não estão sendo observados porque os alunos ficam andando de lá para cá durante horas.

E por falar nisso está de Parabéns a Secretaria de Educação que conversou com uma jovem que estava pichando, na parede do coreto e fez a mesma passar branquinho para tirar o nome e o adjetivo de um garoto, essa garota conversou também comigo e disse na presença da Secretaria que tinha mais de 18 anos e que não precisava mais estudar, mas fazer asneira em plena hora de almoço tem tempo.

A Secretaria tentou encontrar alguém para resolver o problema porem não conseguiu achar ninguém.

E nada do Poder Executivo resolver a parte que lhe compete para solucionar em parte esse problema. Querem uma solução fácil e rápida coloque mais ônibus nos horários de saída e de entrada das Escolas, e dos trabalhadores, para que todos possam retornar aos seus lares no menor tempo possível.

Como quase todos que estavam na palestra aprendemos muito quando um jovem referiu-se sobre uma nova substancia que não era do meu conhecimento nem mesmo da Secretaria da Saúde, veja como conseguimos aprender..., e veio de um jovem esse ensinamento.

Então vamos olhar melhor para o nosso umbigo e aprender com todos, e saber aceitar com humildade as novas ideias que podem partir de qualquer pessoa e fazer o melhor para nossa Cidade, e não ficar só enfeitando a cidade para “inglês ver”, e mais, e intimidando as pessoas veladamente quando emitem suas opiniões, que não podem ser diferentes dos pensamentos ou das ações da Administração local. Vivemos num pais livre ou não? Quero dizer cidade.

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário