Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como anda a Municipalização das Escolas??!!!


De acordo com nossa fonte mais 2 capítulos da Municipalização das Escolas Estaduais:

“Como disse a municipalização ocorreu em todas as escolas. Isso significa que a possibilidade de professores não efetivos conseguirem se empregar no ano de 2010 é mínima. O estado deveria ter um plano que favorecesse de alguma forma essas professoras que, apesar de muitos anos de carreira ainda não conseguiram sua estabilidade.

O objetivo do estado ao municipalizar é conquistar mais qualidade para o ensino público. Ele crê que o município é capaz de dar mais atenção às escolas e com isso sanar mais rapidamente os problemas inerentes dessa área.

Entretanto, até 2008 as escolas municipais não participaram do SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - apenas da Prova Brasil. Os elevados índices divulgados em relação ao ensino em Guararema são alcançados pelas escolas estaduais. Este de ano 2009 o município disse que participaria do SARESP, contudo, por coincidência ou não, este ano os resultados só serão divulgados mediante a permissão das Secretarias de Educação dos municípios, antes esse índice era divulgado independente desse desejo, ou seja só saberemos os reais resultados caso a secretária de educação permita.

Até hoje (16/01/2010) escaparam da municipalização as Escolas "Presidente Getúlio Vargas" e "Keisaburo Honda", por quais motivos eu não sei. Inclusive a "Keisaburo Honda" já foi reformada e pintada de laranja pela própria prefeitura no início de 2009!

Como disse é uma novela. A secretaria de educação anunciou tomar posse da "Getúlio Vargas" dia 18 ou 19 desse mês. Vejamos o que acontece. Se isso acontecer temos que ver se o prefeito ficará ou não com as 20 professoras efetivas, isso ele pode e sua ética deveria fazer, mas não é de vontade dele agir assim.”

Capitulo anterior:

“Oficialmente não recebemos nada com relação à municipalização das escolas Presidente Getúlio Vargas e Keisaburo Honda. Só agora a pouco, no meio da tarde, recebemos um pedido de relação de professores e patrimônio da escola Professor José Querino.

O que acontece é que esta escola José Querino não possui professores efetivos, ou seja, a cada ano um professor diferente vai pra esta escola. Já o Getúlio é uma escola que conta, agora com 20 professores efetivos! Difícil se livrar de tantos. A prefeitura não pode ficar com as que moram no município, por exemplo, e dispensar (discriminar) que vem de outra cidade!

A verdade é os professores do estado não são moldáveis. Quanto à escola Keisaburo Honda que fica no bairro Cerejeira é uma escola pequena que já foi reformada pelo município, já está pintada de laranja (a cor oficial da secretaria da educação municipal) eu não saberia lhe informar o porque da não municipalização.

Esclareço que o processo de municipalização é lei estadual. Não há como não serem municipalizadas as escolas. Existe as seguintes opções: o prefeito cria sua própria rede de ensino, em prédio próprio, faz seus concursos, contrata quem ele quiser; ele pode ficar com todas escolas para ele e admitir os professores da rede estadual num convênio legal por um período de cinco anos prorrogáveis; pode dispor dos professores da rede estadual (nesse caso onde o sr. secretário acomodaria os professores que não podem ser mandados embora e nem sofrer prejuízo, não há lugar em nossa região, ficaríamos adidas, ganhando por 20 horas o que significa uma perca de quase um 1/3 de nosso salário que gira em torno de mil reais). Todos os municípios como Jacareí, Arujá, Santa Isabel aceitaram os professores do estado e tudo corre tranquilamente. Apenas Guararema esta nesse impasse que faz com nós pensemos "coisas".

Não quero ser leviana.

A escola José Querino é uma escola rural, que fica praticamente dentro da Petrobras, essa sim foi municipalizada com certeza, além da escola João Batptista Junger (Luiz Carlos) e o Ensino Fundamental da escola Antonio Lerário (Maracatu).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário