Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cartelas de remédios iguais confundem pacientes


Prezados voltando ao Vereador UBS Ambulante (que efetua delivery de remédios, despachante de receitas, que marca consultas, freqüenta a Santa Casa) tudo em prol da Saúde de seus eleitores que em grande parte estão em região de “Fronteira” ou Limites com Guararema, espero que não tenhamos surpresa quando da realização do Cartão Cidadão e percebermos que em grande parte do Assistencialismo Barato que é feito para moradores de outras Cidades por esse “incansável servidor do povo” de sua Região.

Que nas sessões da Câmara Municipal entra mudo e sai calado. Não existe debate na tribuna é uma verdadeiro marasmo as sessões dos “Nobres Vereadores de Guararema”.

A Sessão não é presidida é dirigida, porque ninguém sabe o seu papel. Mas esse é o voto da população de Guararema que os elegeram e que estão acostumadas a ganhar favores dentre os quais o trabalho desse Sr. Vereador ou dos demais pares que também devem efetuar algum tipo de trabalho voltado para seus eleitores “principalmente do seu curral eleitoral”.

É um entra e sai de Vereadores na Prefeitura, acredito que não seja para resolver assuntos da Câmara Municipal, pois a mesma não fica no mesmo local, então será que é para filar uma cafezinho?! Ou procurar resolver assuntos ligados aos seus eleitores?!

Esse Senhor talvez não conheça as consequências de seus atos, é a segunda ou terceira vez que alertamos para o fato.

Essa semana ocorreu no Rio de Janeiro troca de remédios efetuado dentro de uma unidade de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro e vejam só, a receita nesse local é feita através de computadores, ou seja não temos a letra de medico para atrapalhar a compreensão da receita, somente a sua assinatura, e mesmo assim ocorreu engano na entrega de remédios para uma paciente que teve que ser socorrida e poderia chegar a óbito.

Voltando a “Nossa Ilha que alguns pensam que é da Fantasia”, mas a realidade é bem diferente do centro da Cidade no restante do Município. Que em quase sua totalidade, é considerada pela Prefeitura Municipal de Guararema com área urbana (estamos muito longe dessa realidade), porem é assunto para uma próxima ocasião.

A Secretaria de Saúde de Guararema preocupa-se bastante na entrega dos remédios, porem o Sr. Vereador segue as normas para entrega dos remédios ou seja tem os documentos do paciente, tem a receita medica e retira a senha para suas entregas.

As pessoas da farmácia do CESAP são altamente profissionais e procuram explicar, aos pacientes como devem tomar os remédios e os marcam para evitar qualquer engano dos pacientes. E explicam algumas vezes várias vezes a mesma coisa para o paciente, até ele entender direito como deve ser tomado o remédio em sua freqüência e dosagem.

Muito bem o CESAP até ai cumpriu devidamente o seu papel.

Mas a medicação está nas mãos do paciente ou do seu representante normalmente uma pessoa da família.

Mas voltando a esse Sr. que quer ter sobre seus ombros essa responsabilidade para fazer o seu Assistencialismo Barato tem em seu poder um leque de remédios para varias pessoas. E lá vai ele contente e faceiro para efetuar sua “Grande Obra de Vereador” que ele acha que é sua função.

O problema pode está começando:
1) Ele não cumpre seu papel de Vereador efetuando esse “trabalho”;
2) Ele coloca em risco a Saúde de pessoas;
3) Ele pensa que cria facilidades para pessoas, que se tornam mal informadas porque não receberam a orientação do profissionais do CESAP para o seu tratamento;
4) Será que falta vergonha na cara?;
5) Poderíamos citar mais algumas porem vamos parar por aqui.

Como resolver essa situação A Secretaria de Saúde está fazendo seu papel, entrega os remédios para quem cumpre as normas internas e do SUS. Sim ponto final.

E como fica a população atendida por esse benfeitor que poderá ser daqui a algum tempo um malfeitor?

E abaixo uma reportagem efetuado pelo Jornal Nacional, existem vários casos semelhantes e todos ocorreram no contato paciente com o Posto de Saúde (em Guararema temos o nome de CESAP). Imaginem só colocarmos no meio do caminho um leigo no assunto. Isso é falta Grave as autoridades de Guararema recebem também copia desse e-mail, e cumpre a elas tomarem alguma providencia para que um fato semelhante não ocorra em nossa Cidade.

Cartelas de remédios iguais confundem pacientes
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL8739-5598,00.html

Medicamentos produzidos por laboratórios oficiais têm mesma forma e embalagens.
Segundo médico, cresce o número de pacientes que tomam remédio errado.
Do Jornal Nacional

A semelhança de embalagens e comprimidos fornecidos pelos laboratórios do governo aos pacientes atendidos na rede pública de saúde está provocando confusão e muitas queixas.

Em um posto de saúde do Recife, a funcionária que distribui os remédios alerta os usuários: “A embalagem de dois remédios são bem parecidas, prestem atenção”, diz ela.

A confusão é fácil de ser entendida. Dois medicamentos produzidos por laboratórios oficiais do país, por exemplo, têm a mesma forma, tamanho, cor e embalagem. Mas um é para hipertensão e o outro, para diabetes.

O cardiologista Hilton Chaves diz que tem crescido o número de pacientes que procuram atendimento médico depois de tomar o remédio errado e passar mal.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não pretende mudar a apresentação dos remédios. Para a agência, é necessário orientar o paciente para fazer o tratamento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário