Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ASSÉDIO MORAL

Olá pessoal!

Agradeço as mensagens de parabéns pelas crônicas, principalmente, relacionadas a tortura psicológica no ambiente de trabalho.

Sinto que estão sendo úteis e isto já é um grande alento para este cronista iniciante.

Mais uma vez, reproduzo os conhecimentos que tenho adquirido neste contexto.


O assediador é doente e tem muito medo do assediado!!!


A violência moral se assemelha com a tortura. O assediador causa tanto sofrimento quanto um torturador pode fazê-lo. Por incrível que pareça, a violência moral pode levar uma pessoa ao suicídio.

Tal ato deve ser tratado como crime em casos normais e quando induzir ao suicídio deve ser qualificado como crime hediondo.

É fundamental a eliminação deste criminoso do âmbito social, pois é capaz de contaminar todo o ambiente em que habita, atingindo a todos.

A violência no ambiente de trabalho pode ser considerada a mais grave ameaça a saúde ocupacional afetando significativamente a saúde mental e física dos trabalhadores e, também, a saúde organizacional implicando em custos consideráveis tanto para os indivíduos como para a organização.

O agressor sabe do desgaste do trabalhador com o tempo de demora na solução de suas causas trabalhistas; do medo que tem de utilizar o direito constitucional de ação, por causa das conhecidas listas negras e corporativismos, que ainda imperam e do risco do desemprego, diante de um mercado que não garante emprego, com um desemprego estrutural mundial assustador.

Mauro Azevedo de Moura, especialista brasileiro em medicina do trabalho, descreve alguns dos aspectos psicóticos do assediador: São narcisistas, querem ser o centro do mundo e sentem uma necessidade absurda de aumentar sua auto-estima.

O assediador é psicologicamente doente pois assedia por medo.

Medo de que o subalterno ocupe o seu lugar, que apareça mais do que ele, que seja mais eficiente etc... E a maneira encontrada para acabar com o perigo é usar o respaldo do cargo superior para violentá-lo moralmente.

Já para os assediados, citam-se algumas características:
• Pessoa inteligente e competente.
• Pessoa que não aceita insultos.
• Pessoas críticas que contestem regras injustas, política de gestão e reclamem seus direitos.
• As mulheres vivenciaram um número maior de situações em que foram humilhadas do que o homem.
• Os Negros, Homossexuais, Pessoas idosas, Portadores (as) de necessidades especiais e Trabalhadores (as) com mais de 40 anos são mais assediados.

Quanto às vítimas, a minoria pede demissão como saída na esperança de encontrar um chefe mais humano e civilizado.

Porém, a maioria dos colaboradores suporta tal constrangimento por receio de não conseguir se recolocar no mercado de trabalho.

Se você também foi vítima de assédio moral, bullyng ou mobbing no ambiente de trabalho. DENUNCIE - procure ajuda de seu advogado!!!

ACREDITE, VOCÊ É MUITO MELHOR QUE SEU ASSEDIADOR, TANTO EM CARÁTER COMO EM COMPETÊNCIA.

Ass.: Prof. Théo (farmacêutico e professor universitário) - um eterno aprendiz !

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário