Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Dois Conselheiros TCE de São Paulo estão sendo processados por suspeita de enriquecimento ilícito, improbidade e lavagem de dinheiro.

A função principal dos conselheiros  é fiscalizar e julgar as contas dos prefeitos dos municípios do Estado de São Paulo.

Os conselheiros que estamos nos referindo são o Eduardo Bittencourt Carvalho e o Robson Marinho, eles são velhos conhecidos de Guararema que sempre aprovaram as contas dos prefeitos de nossa cidade e dificultavam as informações as pessoas interessadas.

Enquanto isso, a Câmara Municipal de Guararema, que não cumpre seu papel de fiscalizar os atos do executivo, aprovando de tudo o que passa na casa de leis.

Os vereadores de Guararema não solicitam informações ao executivo sobre seus projetos e gastos, não questionam os valores que são alocados no orçamento. Muito pelo contrario, aprovam antecipadamente para que o Executivo possa manobrar em até 50% os valores do orçamento substituindo sem nenhuma explicação os gastos que estavam aprovados pela Câmara Municipal.

O que venha a ser isso? O orçamento publico de Guararema é enviado pelo Executivo e é aprovado pelos Vereadores, para que o Sr. Prefeito pode executa-lo da maneira que foi aprovado. 
Mas o Sr. prefeito recebe uma autorização da Câmara Municipal que pode alterar em até 50%, trocando inclusive as prioridades, sem nenhuma interferência dos nobres vereadores.

E para agravar a situação os vereadores não acompanham, não fiscalizam e não solicitam informações ao Sr. Prefeito sobre essas alterações.

Depois disso as despesas realizadas durante o ano são submetidas aos Srs. Conselheiros do TCE que analisam as contas da Prefeitura e também da Câmara Municipal, essas contas antes de chegarem aos Gabinetes dos Srs. Conselheiros passam pelo setores técnicos do Tribunal de Contas que efetuam uma espécie de auditoria por amostragem, e  alguns contratos  mais gritantes são abertos processos para analise e julgamento dos Conselheiros.

Como não existem solicitações dos Vereadores ao Poder Executivo, ou solicitação dos mesmos ao Tribunal de Contas sobre algum ato do Executivo, o trabalho dos auditores do TCE fica prejudicado, e podem passar diversas e graves irregularidades nos atos praticados naquele ano pelo prefeito de Guararema.

Dessa maneira, o nosso Prefeito recompensa, os vereadores eleitos com cargos de Secretario, e os suplentes são beneficiados com a vaga aberta e se tornam vereadores, beneficiando sobremaneira todas essas pessoas, que não fiscalizam os atos praticados pelo Sr. Prefeito.

Mas a justiça  está conseguindo colocar a mão em dois conselheiros e está provando o seu enriquecimento ilícito.

Mas em Guararema muita coisa fica impune devido as atitudes dos Srs. Vereadores e quando o caso chega  a Justiça por intermédio de cidadãos , existe demora ...  demora.... demora! Demora tanto que muitas ações são arquivadas por prazos prescrito!!!!!!

Ou seja temos que exigir que os Vereadores de Guararema, de fato executem seus trabalhos de vereança, cuja principal atribuição  é fiscalizar os atos do Prefeito, principalmente  naquilo que se refere com as contas públicas.


“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Leiam mais crônicas do blog http://horahjornalverdade.blogspot.com
Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h
http://www.facebook.com/cronicas.horah

Nenhum comentário:

Postar um comentário