Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Saúde de Guararema está na UTI.

Prezados (as) dessa vez somente vamos somente nos ater a matéria da TV Diário. (Afiliada Rede Globo)

“Pais tentam entender causa de morte de recém-nascido na Santa Casa - 03/04/2012 12h13 (TV Diário)

Um casal tenta entender a causa da morte do bebê que tiveram na Santa Casa de Guararema. O nascimento foi no domingo (1º), mas a criança morreu na segunda-feira (2). Em busca de explicações, os pais registraram um boletim de ocorrência por suspeita de erro médico.

A mãe, Fabiana Liscínio, tem 16 anos, e, segundo a família, não houve problemas no parto, mas logo depois o comportamento da pequena Estefane começou a preocupar. Liliane Carvalho, prima da mãe, acompanhava Fabiana e disse que o bebê resmungava muito à noite. Ela contou que procurou ajuda, mas não havia pediatra. Às 5h30 de segunda-feira uma médica teria levado a bebê para o berçário, de onde ela não voltou mais. 

Reginaldo Liscínio, pai da criança, disse que a notícia da morte foi acompanhada de poucas explicações. O pediatra que chegou durante a manhã teria dito para ele que iria transferir Estefane para outro hospital, mas não houve tempo.

A saúde da mãe também preocupa. Segundo a prima dela, Fabiana teve parto normal, mas nesta terça-feira (3) continuava internada. Ela sente dores e não consegue se sentar.

A direção da Santa Casa disse que a menina teve um problema respiratório e faleceu às 9h de segunda-feira. O hospital informou que todos os procedimentos necessários foram feitos. A unidade ainda completou que o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes para que uma autópsia seja feita. A Santa Casa não se posicionou sobre o estado de saúde de Fabiana Liscínio até o fim da manhã de terça-feira.”

Ninguém sabe o que aconteceu o parto foi sem problemas, o pediatra chegou na parte da manhã, e tentou transferir a criança e não deu mais tempo. A Santa Casa não dá informações corretas para a família. A Santa Casa não informa a família porque a parturiente ainda está internada, conforme sua prima não está passando bem e com fortes dores (conforme sua declaração à Globo).

É lamentável escrever que uma vida foi interrompida, é lamentável saber que as informações não são passadas a família de forma transparente, é inaceitável saber que na Santa Casa de Guararema não tinha pediatra. 

Mas o que sabemos é que a Saúde de Guararema está de mal a pior, a Santa Casa recebe verbas da Prefeitura e não presta contas ao Tribunal de Contas.  Por outro lado o Prefeito Marcio Alvino, também não cobra o provedor Vicente Antonio Mariano que é o responsável pela Santa Casa.  E na Câmara Municipal os vereadores aprovam todas as contas e tudo mais que o prefeito manda.

Percebam esse circulo vicioso, o Prefeito faz o que quer, distribuiu dinheiro ao bel prazer não pede prestação de contas. E na Câmara Municipal os vereadores aprovam tudo.

Esse tipo de gestão traz sérias  consequências a população, senão vejamos:
Falta de médicos;
Falta crônica de remédios;
Demora em marcar as especialidades;
Excesso de burocracia;
Falta  de preparo no atendimento a pacientes;

O Conselho de Saúde não tem força ou  autoridade para examinar as contas.

Lamentamos profundamente a perda dessa vida, mas não nos podemos nos omitir diante de tantos desmandos que tem havido com a Saúde da população de Guararema, até porque os jornais da cidade, não fizeram nenhuma menção ao fato, o que também é lamentável.

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, convites para participar enviem e-mail para  cronicas@horahjornalverdade.com.br   ou http://www.facebook.com/cronicas.horah   
Siga-nos no Twittter @horahjornal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário