Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Porque a população não frequenta as apresentações de contas publicas?

Antes de tudo em virtude do horário, e também da péssima divulgação, serão somente esses dois tópicos?

Não, podemos acrescentar algumas observações das que participamos no caso da apresentação das contas da saúde; a gestora lê literalmente cada slide apresentado, fica uma apresentação monótona e cansativa, os dados não são entregues a população, e os quando o são é por alguma gentileza de um vereador que disponibiliza uma cópia imprensa em tons de cinza o popular preto e branco.

Essa cópia ajuda mas, como é recebida na hora da apresentação na pode haver uma pesquisa anterior dos dados para questionar a gestora. Esses dados não ficam disponíveis em nenhum site da Administração Municipal.

Os slides são todos coloridos e apresentados em formas gráficas em uma parede colorida que dificulta sua compreensão em razão da mistura das cores que ocorre.

A copia nesse momento não ajuda muito porque a interpretação gráfica fica prejudicada em virtude da mesma ser em tons de cinza.

Além de tudo isso nenhuma resposta mais detalhada é fornecida pela apresentadora, e quando a mesma pode comprometer a Secretaria da Saúde, ai é que não sai mais nenhuma explicação. Não existe ata da exposição e somente uma gravação da apresentação que também não é fornecida uma copia.

Então para que participar se não podemos analisar os dados, as respostas são evasivas e a cópia da gravação do que foi dito na apresentação não pode ser ouvida, para uma melhor compreensão do tema, ou ainda dispor de uma ata do inteiro teor da apresentação, para efetuar questionamentos ou conseguir compreender melhor o funcionamento da prestação de contas.

Agora quando um suplente de vereador ocupa a tribuna alegando que ninguém comparece a essas prestações de conta dá para entender alguns dos motivos?

A leitura integral da apresentadora deve ser para mostrar que a Secretaria da Saúde cumpre seu papel de informar, porem nada esclarece e ou divulga o que executa, e a população continua sem acesso as informações que foram lidas.

O interessante é quando dizem que se gasta muito com a Saúde no Município de Guararema, e esse gasto é em virtude de pessoas que vem de outras cidades para serem atendidas em 

Guararema, pode ser que uma parte seja até verdade, e o resto?

Vamos analisar algumas despesas gritantes;
- já verificaram quantos funcionários comissionados existem na saúde?;
- já examinaram a gestão de compras da saúde?;
- verificaram os excessos de remédios vencidos nos estoques?;
- verificaram os repasses da Prefeitura a Santa Casa de Guararema?

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, convites para participar enviem e-mail para cronicas@horahjornalverdade.com.br ou http://www.facebook.com/cronicas.horah
Siga-nos no Twittter @horahjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário