Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Escola Profissionalizante vai ou não vai


Quais são ou quais foram os cursos oferecidos pela Escola Profissionalizante que realmente conseguiram profissionalizar alguém?

É sempre assim quais cursos de relevância ministrados, com que carga horária? Dá para preparar alguém que possa ser chamado de profissional?

E o curso em andamento de soldadores que é realizado em Jacareí os 12 alunos, sim 12 de uma vez só ( numero muito pequeno para o volume de empregados a serem gerados pelas obras da Petrobras e outras atividades existentes no Município) eles tem que ser virar para ir e vir para o curso, porque a Administração atual negou-se a fornecer o passe. Mas prometeu uma colocação aos alunos, depois de uma negação dos mesmos a continuarem o curso.

Existem diversas leis no site da Câmara Municipal referente ao assunto analisamos por exemplo http://www.cmguararema.sp.gov.br/leis/leis/1988/1269.pdf, artigo 1º ....fica autorizado a conceder aos Munícipes .... matriculados em cursos profissionalizantes... (que não haja similar no município) passe escolar.... Acredito que essa Lei se não foi revogada poderia atender o interesse desses 12 futuros profissionais. Porque digo se não foi revogada porque o site da Câmara Municipal de Guararema no dia 06/10/2009 as 09h09 não está deixando abrir outras leis referentes a passe escolar. Fato comunicado a funcionária que nos atendeu por telefone.

Como alguém da Administração Publica consegue prometer trabalho em uma empresa contratada da Petrobras ou qualquer outra empresa, será que o poder chega a tal ponto que as empreiteiras da Petrobras e as outras empresas do Município serão obrigadas a contratar funcionários indicados pela Administração Municipal? Vamos aguardar para ver quais serão as empresas obrigadas a absorver esses profissionais, se os profissionais forem competentes tem todo o mérito de trabalhar em qualquer lugar mas nunca sendo apadrinhados pela Prefeitura, que deve sim oferecer uma boa formação profissional para poderem disputar vagas de igual para igual no mercado que hoje é muito competitivo. E não cursos com pequena carga horária ou sem estrutura.

Lembrando o virtual que pode tornar-se ex Candidato a Candidato a Deputado Estadual utilizou-se de um espaço na Televisão em horário de seu Partido e que enalteceu a Escola Profissionalizante de Guararema inaugurada em sua gestão.

Uma Escola que mais parece um elefante branco sem uma grade de cursos profissionalizantes, e quando os tem aluga salas em outros locais da cidade ou desloca alunos para outras cidades....porem lendo a Edição 114 ano 3 de um Jornal da Cidade edição de 30/09/2009 a 09/10/2009, pudemos notar que existe uma grande comemoração com a assinatura de uma parceria da Prefeitura Municipal com uma Empreiteira que está prestando serviços em nossa cidade onde se pretende formar 360 profissionais que irão participar de um processo de seleção na empreiteira.

Os cursos serão de pedreiro, carpinteiro, armador, eletricista, encanador industrial, soldador, e ajudante civil, serão certificados pelo Senai e pela empreiteira.

Os alunos irão receber gratuitamente todo o material e uniforme.

Não foi informado a carga horária e o inicio das turmas. Vejam que nessa parceira também teremos mais vagas para o curso de soldador ou seja quando foi aberta as vagas anteriores para esse curso ou não se sabia a demanda ou o que será que pode ter acontecido, para serem selecionados somente 12 alunos para a turma que está em andamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário