Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desfile, Festas e Comportamentos


Guararema tem a procurado achar a sua vocações dentre elas o Turismo, todos nós sabemos que o Sr. Governador não irá dar esse titulo a nenhuma cidade veja abaixo:

PAUTA da A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat) , também foi discutido na reunião de ontem a tentativa de Guararema de conseguir um selo de instância turística. Mas Lacerda afirmou que segundo o que contou líder de seu partido na Assembléia Legislativa, deputado Campos Machado (PTB), o governador José Serra (PSDB) já disse que não sanciona mais esse tipo de selo. (http://www.diariodesuzano.com.br/main3/conteudo.php?cod=245285  Matéria publicada na edição: 8306).

Então o que a Administração deve fazer para chamar atenção: festas porque todos gostam de festas, e para festas verbas não faltam nem existem economias, e caso a população mais necessitada precise de pão, sempre consegue.

Em outra ponta a ordem é vamos economizar, atitude louvável tem que ser assim porque senão o desperdício rola solto, em tudo que tem direito.

Vamos a alguns exemplos mais visíveis de desperdício:
- Praticamente cada Secretaria tem seu tronco telefônico então falar com outra Secretaria ou com o Paço é uma ligação local, um volume impressionante de impressoras, não existem impressoras centralizadas, ainda temos impressoras individuais, tudo é na base do papel, então é lógico que deva haver desperdício de material de consumo. As Secretarias não se falam como deveria e cada uma vai tocando a sua vidinha, já vimos muitos trabalhos semelhantes tocados por mais de uma Secretaria sem a outra participar, então o que vemos não temos um planejamento eficiente e ai mais recursos humanos e materiais são desperdiçados.

- Em Guararema também tem um fato interessante asfalta-se o que já foi asfaltado e que estava bom, tem alguns pontos do centro que de tantas camadas de asfalto, o mesmo já está chegando a calçada, tudo isso para aproveitar uma verba que veio para recuperar a Estrada que liga Guararema a Salesópolis que até o momento não foi asfaltada e sua placa ainda deve estar na entrada da cidade pelo portal.

- Temos também o trabalho das maquinas Patrol é uma beleza, não o trabalho mas sim as maquinas, porque o trabalho não é feito para que possa ocorrer o escoamento das águas, então passa a maquina vem chuva e a estrada está novamente esburacada, não vamos falar do cascalho que a Cidade não tem mais GRATUITAMENTE e que deveria ser colocado nas estradas de terra, mas não fiquem desesperados já foi contratado um notável Engenheiro para procurar uma solução, vamos aguardar.

Mas dar uma ordem na SAÚDE de economizar em tudo (inclusive remédios e alguns procedimentos) é o fim. São áreas prioritárias Saúde e Educação, todo o resto pode esperar caso exista alguma falta de verba o que não é o caso de nossa cidade. O Executivo pode remanejar verbas se o assim desejar porque tem 50% do orçamento livre para isso sem nenhuma necessidade de autorização da Casa de Leis, mas se mesmo assim precisar de mais, continua não tendo problema é só criar um projeto que será aprovado, porque a Câmara Municipal de Guararema tem sua maioria absoluta apoiando o Executivo.

Porque não economizar na compra de roupas para o desfile e na serie de festas de comemoração do aniversário da cidade? Porque obrigar ou melhor solicitar a compra de novos uniformes no final do ano letivo para o desfile? Para sair bonito na foto? Parecer o que não é? Impressionar outras autoridades ou Municípios que estão sendo visitados pelo futuro Candidato a Candidato a Deputado Estadual?

Ter uma frota de carros alugados superiores a 80 automóveis (numero exato não divulgado), a que custo? Precisamos de uma frota desse tamanho? Esse numero é exato ou é maior? Carros reservas com chapa do Estado de Tocantis, vereadores com carros e motos lacrados em outras cidades? O imposto IPVA não é importante para os cofres Municipais? Ou seja onde se olha, ou se mexe encontra se sempre alguma coisa não muito bem explicada. Ou de difícil compreensão para nós leigos em tantas Leis com suas margens e entrelinhas.

Pintar sarjetas na rua do desfile e nas proximidades, esquecendo das faixas de pedestres e lombadas? Que tipo de prioridade existe? A Segurança nas passagens de pedestres ou guias todas pintadinhas e beiradas de arvores também? Existe sim uma inversão de valores, mas não nos podemos esquecer que o dinheiro é o mesmo, um impressiona por causa da dimensão e seu baixo custo porque parece ser pintura de cal as sinalizações horizontais o custo é mais elevado e não aparece quase nada. Ou seja é pura maquiagem, as mulheres bem sabem como se muda como uma bela maquiagem, mas depois de lavar o rosto tudo retorna ao normal e o dinheiro foi pelo ralo.

A nossa cidade não pode e não deve desperdiçar verbas publicas em maquiagens e sim em investimentos duradouros.

Quando existe algum trabalho relevante por exemplo a 2ª Conferência Municipal da Saúde foram convidadas 2 palestrantes, muito bem...

Sendo uma solenidade Oficial temos que ter um Mestre de Cerimônia ou do Cerimonial, um dos seus papeis é de compor a mesa de autoridades e convidados pela sua importância e apresentar uma ou outra autoridade que encontra-se na solenidade mas que não fez parte da mesa, até ai tudo certinho, conforme o protocolo.

Mesa composta abertura, Hino Nacional todos em pé, até ai tudo dentro da normalidade, apresentação de um coral de nossa cidade da terceira idade maravilhoso, ai começa um pequeno problema o Coral vai cantar o Hino da Cidade e a mesa confabula temos ou não que levantar? Claro que tem de escutar o Hino de pé, é o Hino da Cidade. E não de um time de futebol.

Mais alguns pontos:

- em várias solenidades o Sr. Prefeito é sempre representado pela Vice-Prefeita (porque ele não gosta de apoiar essas solenidades com sua presença?);

- as autoridades não ficam até o final da apresentação dos convidados!!!

Será que não ficam porque tem muitos afazeres? Ou porque é chato? Porque sabem de tudo e não precisam aprender com a experiência dos convidados?

Ao meu ver é uma tamanha falta de respeito convidar pessoas de outras cidades que possuem um “notável saber” em suas áreas, e as autoridades do nosso Município não as prestigiam, onde podem adquirir maior conhecimento, e aplicar no mínimo em suas vidas, e como autoridades constituídas aplicarem ou ajudar a aplicar nos projetos existentes ou que venham a serem propostos pelas Secretarias.


Desfile é o ponto alto dos festejos
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=22908&pchave=guararema  19/09/09

comemoração dos 110 anos de fundação de GUARAREMA, iniciada há duas semanas, atinge neste fim de semana o ponto alto, com um desfile cívico-militar.

Cerca de dois mil alunos das escolas públicas, integrantes de entidades ligadas ao Executivo e policiais militares vão desfilar pela rua Dona Laurinda, a partir das 8h30 de amanhã.

Meio Ambiente e Turismo serão os temas principais da solenidade, segundo antecipou a Diretoria de Comunicação da administração municipal.

No mesmo dia, a partir das 16 horas, na área de lazer do bairro Nogueira, haverá a apresentação da equipe do piloto Carlos Cunha. Com carros adaptados, os pilotos fazem diversas acrobacias arriscadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário