Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Desova o que seria?

O que é desova? Recebemos a seguinte denúncia:

Vamos procurar a definição em alguns dicionários.

No Minidicionário Rideel de Ubiratan Rosa 1ª edição, que é utilizado até o quinto ano das Escolas Publicas do Município de Guararema.

Não existe o verbete.

No dicionário Michaelis
desovar

de.so.var
(des+ovo+ar2) vint 1 Pôr ovos (diz-se espe¬cialmente dos peixes). 2 pop Revelar, desembuchar.

Giria http://www.cruiser.com.br/giria/jornal.25.06.04.htm  
Desovar - jogar corpos de mortos em rios, valões, mangues;

Giria http://verbobr.blogspot.com/2008/01/grias-anos-60.html
Desovar (colocar cadáveres em rios ou lugares desabitados)

Giria http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=giria+desovar&meta=&aq=&oq=giria+desovar&fp=17072596aa942b7c  
Desova - Livra-se de um corpo

Mas para que procurar a definição da “palavra desova” em vários lugares? É que essa expressão foi utilizada em alto e bom tom na Santa Casa de Misericórdia de Guararema na semana que anterior ao Carnaval na frente de várias pessoas e funcionários, por uma pessoa que falava ao celular, essa pessoa tem cargo de confiança e foi nomeado pelo Prefeito da cidade.

O que ele dizia, vamos um pouco mais devagar; antes dessa pessoa chegar a Policia Militar transportou até a Santa Casa, uma pessoa que necessitava de cuidados médicos. Esse cidadão foi entregue aos cuidados da Santa Casa para exames e estava sujo.

Muito bem, a enfermagem determinou para dar uma banho nela antes de passar por atendimento medico, até ai tudo normal porque a pessoa pode estar com feridas, ou qualquer outra coisa em seu corpo, onde a sujeira pode esconder um diagnostico mais preciso e como não era Urgência, o procedimento adotado foi esse.

Algum tempo depois chega esse senhor todo apressado e em alto e bom tom, falando ao telefone celular e dizia: “Vamos desovar esse paciente no Itaim”, e concluiu “pode deixar que ainda hoje estarei desocupando o barraco daquelas pessoas, é questão de honra!”

A quem que esse servidor dava essas explicações e justificativas, seria para o seu superior?

Porque um funcionário da Administração Municipal “desova” pessoas em outro Município, será uma função que foi designada? E “desocupar barraco” também será uma função desse mesmo servidor Municipal?

Esse funcionário da Prefeitura Municipal de Guararema, agora está tendo controle e/ou exercendo também as prerrogativas do Judiciário? Executando suas tarefas?, (Desocupação ou demolições de moradias, é só com ordem judicial).

Da Câmara Municipal já sabemos que a Prefeitura tem controle porque em atas das sessões os Srs. Vereadores dizem que fazem o que o Sr. Prefeito manda porque confiam nele, mesmo passando por cima de pareceres jurídicos que são totalmente contrários a algumas Leis.

Mas executar funções do Judiciário é de se estranhar!!!!

Voltando a pessoa que foi atendida pela Santa Casa o Fundo Social de Solidariedade (com seu carro na cor Pink que lembra a Pantera cor de rosa e/ou a Penélope charmosa), não seria sua função cuidar dessa pessoa? ou ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, não seriam as áreas mais competentes da Administração Municipal a cuidar desse assunto?

Ou seja o termo usado “desova” nos parece ser que esse funcionário da Prefeitura Municipal estaria “Livrando de um corpo” ou seja retirando esse paciente de Guararema e o transportando até o Itaim, com qual finalidade entregando a quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário