Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que está acontecendo?


Prezados, a Administração deve estar enfrentando um inferno Astral, porque?

Dizem que numa pesquisa a Administração teve um grau muito elevado de rejeição, será verdade?

Acredito que sim, porque muitos moradores que votaram na atual Administração estão arrependidos com o voto dado.

Vejam na ultima festa do Peão do Parateí a atual Administração não foi bem recebida, porque será? vamos ver o que está acontecendo:
1) As promessas de campanha ainda não foram cumpridas; (será que serão?)
2) As crianças do Jardim Luiza não estão indo a Escola porque? Porque as ruas estão sem condições de trafego, e ai o ônibus não passa;
3) Essa região da cidade paga IPTU mas tem como recompensa esgoto ao céu aberto;
4) O mato está tomando conta das ruas;
5) Existem ratos muito bem tratados e de bom tamanho andando pelas ruas, cadê a Vigilância Sanitária? (que sempre fez um bom trabalho na cidade);
6) Falta de luz nas ruas;
7) No verão existem focos de dengue; Graças a Deus que não ocorreram casos em nossa cidade. (mais uma vez cadê a Vigilância Sanitária)
8) Quando chove as crianças da creche tem que ir pegar a perua na Fabrica porque as peruas não conseguem transitar pelas ruas do bairro, a creche fica no Bairro do Guanabara;
9) Outros bairros como Lagoa Nova, Serrote a situação não é muito diferente, então o caso não é pontual. É a Administração trabalhando somente onde o “padre passa” digo onde eventuais turistas andam;
10) Foi unânime no plenário da IV Conferência Municipal de Assistência Social de Guararema que os horários de ônibus não atendem a população, e quando chove os motoristas não cumprem o seu trajeto, a ai ficam estudantes sem poderem ir a aulas, trabalhadores sem poderem ir trabalhar, consultas que foram marcadas com muito sacrifício e com bastante tempo, perdidas, e por ai vai. Culpa de quem? De São Pedro que faz chover ou a Administração que não cuida das estradas como deve? São Pedro não pode levar a culpa porque sempre irá chover, é a natureza, sobrou quem? A atual Administração Municipal.

Mas as autoridades gostam de falar bonito (se lembram daquela tabela de palavras que a gente escolhia as palavras e saiam frases que nada diziam) ou sejam falam bonito e nada dizem, acredito que decoraram a tabela.

No dia 28 de julho de 2009 tivemos a IV Conferência Municipal de Assistência Social de Guararema, como não podia deixar de acontecer estiveram as autoridades e vários funcionários públicos, na abertura.

O Sr. Secretário passou alguns números interessantes:
Bolsa família 1130 por mês;
Renda Cidadã 209 por mês;
Criando e aprendendo 70 por mês;
Atendimento em sua Secretária mais de 1000 pessoas por mês, e por ai vai....

Parece bonito os números, mas analisando o que temos:
Muitas famílias necessitando de ajuda, mas fala-se como se o Governo Municipal é que está fazendo esse desembolso, mas nós sabemos que o dinheiro é da União ou seja a Administração Local somente cadastra.

Tem que perder esse jeito de “fazer bondade com chapéu alheio” como tudo dependesse deles.

Mas voltando a IV Conferência Municipal, tivemos a palestra de uma Assistente Social que trabalha no Fórum de uma cidade da grande São Paulo, que mostrou e explicou que a Assistência Social não é como Guararema vê, ou seja entrega as coisas por favor.

Essa profissional com Mestrado deixou bem claro que é um dever do Estado e um direito do Cidadão conforme está na Constituição Federal, será que as autoridades estavam lá para escutar a sua palestra, acredito que não.

Porque no final da palestra Guararema teve que indicar 4 Delegados da Administração publica para representar Guararema, porem tínhamos somente 3, o resto já tinham ido embora. (Será que não podem ir almoçar mais tarde como os demais mortais que lá estavam em torno de 200 pessoas).

Veja a Política de Assistência Social apresentada.

Direitos Assegurados
- ter igualdade de acesso aos serviços;
- ser tratado com dignidade e não ser exposto a situação vexatória;
- ter garantido direito à informações sobre os serviços socioassistenciais, programas, projetos e benefícios de assistência social;
- ter direito à escolha;
- ter acesso à informações do uso do dinheiro público.

Aqui na nossa “Perola do Vale” quais dos itens acima que temos fácil acesso?

Vejam os Direitos Socioassistenciais, como estabelece a LOAS (Lei orgânica da Assistência Social) enquanto direito de cidadania, se fundamentam nos direitos sociais, e NÃO SE RESTRIGEM À POBREZA. Assim mesmo em vermelho e maiúsculas estava na apresentação.

A assistência social como política publica, orienta-se pelos direitos de cidadania não pela ajuda ou favor. Assim mesmo literalmente conforme apresentação.


Ou seja DIREITO É DIREITO E NÃO É FAVOR...

Vejam outra coisa

Direitos Assegurados - PNAS/2004
- Direito a um local para conhecer e reclamar seus direitos;
- Direito a acessar serviços em seu próprio território (bairro, cidade, localidade);
- Direito à igualdade no acesso e na distribuição de serviços entre a zona urbana e rural.

É precisamos URGENTEMENTE fazer nossa lição de casa, porque ainda estamos bastante longe das exigências das lei que existem em nosso Pais. Porque os funcionários públicos não ficaram até o final? Será porque sabem de tudo e não precisam aprender, ou porque será que porque aqui em Guararema fazemos como queremos e ponto. E damos uma contornada na Lei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário