Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cidade Digital


O Sr. Vereador Wilson Celeiro, efetuou uma indicação para Guararema torna-se Cidade Digital, a idéia é boa mas sua implementação não pode ser efetuada de uma maneira tão simplista, com a instalação somente de sinais de rádio.

Os sinais de radio não chegam a toda Cidade devido a topografia de nossa Cidade.

Além do que dependendo da leitura do Projeto Cidade Digital a internet não pode ser estendida a toda população. Mas existem outras leituras em que o sinal é possível de ser disponibilizado a toda população.

Não nos devemos esquecer do exemplo do Município de Jacareí, onde o projeto efetuado através de rádio gerou muitos problemas e uma grande parte dos usuários migraram depois para os provedores tradicionais da Cidade e/ou outras tecnologias, abandonando o Projeto da Prefeitura local.

“Segundo a assessoria técnica do Ministério das Cidades, os fundos de desenvolvimento urbano seriam de fato a fonte mais adequada de recursos para projetos de instalação e manutenção de redes de banda larga e de projetos de Cidade Digital. Nos municípios em que há Conselho da Cidade, os conselheiros poderiam definir a destinação dos recursos desse ou de outro fundo para o programa de Cidade Digital. Nos municípios em que não existe o conselho, vereadores ou a própria sociedade civil poderiam propor ações ou projetos de lei neste sentido.

Para aproveitar estas possibilidades, é preciso que os municípios que ainda não fizeram seus planos diretores a incluam na lei. O problema, porém, é que a grande maioria dos municípios que tinha obrigatoriedade de elaborar planos já o fizeram dentro do prazo estipulado, finalizado em junho deste ano. De acordo com o Ministério das Cidades, 86% das cidades obrigadas pela lei já elaboraram seus planos.

É possível modificá-lo, mas o processo não é simples. O Estatuto das Cidades prevê que os planos sejam revistos pelo menos a cada dez anos, porém existe a possibilidade de fazer isso a qualquer hora, quando existir justificativa. Segundo a assessoria técnica do Ministério das Cidades, uma nova lei pode modificar o plano diretor, desde que bem justificada, uma vez que os planos são pactuados entre governo e sociedade, em processos participativos.”

Maiores informações sobre Cidades Digitais podem ser encontradas nos link’s :

Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso
http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/secao/por-que-ser-uma-cidade-digital/experincias-de-sucesso  

Cidades Digitais podem ter financiamento previsto em plano diretor
http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/cidades-digitais-podem-ter-financiamento-previsto-em-plano-diretor

Mudança de paradigma na educação
http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/mudana-de-paradigma-na-educao

No seu plano diretor — lei 098/2008, aprovada em agosto deste ano o município fluminense de Rio das Flores.
http://www.pmrf-rj.com.br/content/servico/atos-oficiais/leis/lei_complementar_098.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário