Pesquisar este blog

sábado, 4 de julho de 2009

Selo Verde

Parabéns, pela ação da Secretária de Educação e Cultura, em incluir o Meio Ambiente como tema nas Escolas. Como parte dos esforços de GUARAREMA para conseguir o "Selo Verde

Porem todas as Secretarias precisam de uma coordenação para trabalhar em conjunto e nossa Cidade consiga esse objetivo. Antes que boa parte da riqueza natural vá para o ralo, por falta de atitudes de nossa Administração.

Vamos aos fatos: desde 28/11/2008 (ainda na Administração do Ex- Prefeito André) através do Protocolo 001-0000005334-2008-9, solicitei providencias na Estrada Municipal Mário Alves Pereira em virtude da mesma está ficando assoreada o que também estraga os riachos e nascentes da região, e até a presente data nada de efetivo foi feito, e não tenho respostas concretas das ações que a Administração irá efetuar.

Quantos outros lugares do nosso Município, precisam de ações semelhantes? Ou mais emergenciais?

A nossa CIA “Central de Informações de Amigos”, que através do Slogan “Estamos de Olho”, nos informam o que acontece nos bastidores da cidade.
Deverá começar a nos informar e assim teremos um posicionamento melhor do Município, e informaremos a todos.


Assunto vira tema disciplinar nas escolas
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=19567&pchave=guararema

Alice: "Guararema tem uma riquesa nessa área"
Como parte dos esforços de GUARAREMA para conseguir o "Selo Verde", a Secretaria Municipal de Educação e Cultura definiu a obrigatoriedade da inclusão do ensino ambiental como "tema transversal" na rede municipal de escolas, ou seja, os professores de todas as disciplinas terão de usar o meio ambiente como tema de suas aulas.

A secretária da pasta, Alice Rude Horle Martins, conta que nas diretrizes curriculares nacionais, o ensino do meio ambiente é definido como tema transversal, mas não é obrigatório. "Pela lei nacional, o professor pode utilizar o meio ambiente durante as aulas quando quiser, ou tiver tempo", declarou.

Alice lembra que GUARAREMA tem uma riqueza nessa área e este fator, porém, não pode ser ignorado. Em razão disso, o meio ambiente já é trabalhado nas escolas há 4 anos, sem a obrigatoriedade. A intenção é institucionalizar o meio ambiente como um tema que deve ser discutido a qualquer momento, na sala de aula, durante todo o ano.

"A lei abrange toda a rede municipal. No começo de cada ano, os representantes de cada escola vão se reunir para discutir a elaboração do projeto pedagógico e verificar quais modificações devem ser feitas, o que pode ser mantido, o que está e o que não está dando certo", explicou.

Cada escola faz seu projeto especial. A proposta é que as regiões da cidade desenvolvam projetos em comum e alguns específicos, voltados para a comunidade. "Uma escola trabalha com uma horta, outra se dedica à questão da reciclagem de garrafas plásticas do tipo PET", exemplifica a secretária.

Capacitação
Na semana passada, foi realizada a segunda capacitação pedagógica do ano. Segundo a secretária, dois eventos deste tipo são realizados por semestre, envolvendo professores da rede municipal. O tema das palestras foi a avaliação pedagógica. "Quando se fala da avaliação, se questiona todo o processo de ensino. As palestras foram excelentes, vieram educadores experientes e que ajudaram a melhorar a capacidade dos nossos professores", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário