Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estação Luiz Carlos

É interessante como o Executivo pensa... quer porque quer, que Guararema seja uma “Estância Turística”, tem até uma Secretaria que também dentre outras atribuições deveria cuidar do Turismo. (Pretende construir centro de eventos faraônico em área de preservação ambiental que está embargada).

Vejam a tempos atrás Guararema queria ter um trenzinho turístico, parece que acabou essa ideia, como se fosse um sonho de verão. Ou está engavetada aguardando algo magnífico.

No link abaixo chama atenção para a recuperação da Estação de Luiz Carlos, que até o momento nada está sendo feito. Apesar da Prefeitura ter assinado um convenio para sua recuperação, no Governo da eterna Prefeita. Essa é a Guararema Turística que estão trabalhando? Ou estão largando a historia e deixando acabar com o patrimônio, para quem sabe construir uma estação moderna de alguns milhões de reais? E ai revitalizar o trenzinho turístico....

http://saopauloabandonada.com.br/estacao-luiz-carlos/

Inaugurada em 1914, a quase centenária estação ferroviária de Luiz Carlos é um exemplo de descaso das autoridades e desrespeito com o patrimônio ferroviário brasileiro. Localizada no município de Guararema, a antiga estação atendia o pequeno distrito local composto de pouco mais de duas ruas.

Entre 1914 e 1975 a estação pertenceu a Central do Brasil e entre 1975 e 1996 pertenceu a RFFSA. Desde 1998 a linha é operada (somente para cargas) pela MRS.

A recuperação da estação está se tornando uma lenda. A promessa já tem cerca de uma década quando a prefeitura de Guararema e a MRS Logística S/A assinaram um convênio para o restauro da mesma. O convênio até hoje não saiu do papel e desculpas vazias dos dois lados não faltam. Enquanto prefeitura e concessionária não se entendem, a velha estação fica cada vez mais próxima de um desabamento, visto que suas condições atuais são bastante precárias. Apesar do abandono da estação, o trecho possui trens da MRS operando normalmente (vide galeria no final do artigo).

Na foto abaixo, é possível notar a placa com a esquecida promessa de recuperação: (clique na imagem para ampliar).


A pequena e pouco conhecida Luiz Carlos poderia ser um atrativo turístico com a estação recuperada. O vilarejo é um local bastante interessante e vale um passeio. No passado, o local foi palco de gravação de filmes do Mazzaroppi.

Saiba mais sobre Luiz Carlos no site Estações Ferroviárias.

Veja outras imagens da Estação Ferroviária de Luiz Carlos:





“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário