Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Prof. Théo ensina como trafegar pelas estradas vicinais de Guararema? (2ª parte)

Estou quase conseguindo... só falta engatar a carreta e irmos pra cidade reclamar com o Prefeito!!!










 Fotos tiradas no sábado – dia 17/07/2010

Na minha volta à cidade, dei carona para um pai e seu filho de aproximadamente 12 anos (acredito) que caminhava em meio ao barro daquela estrada.

Bem no centro, na praça da matriz, o trânsito estava “carregado” quando, de repente, parou!!!

Encostei um pouco mais para a minha mão direita para dar passagem aos outros carros que vinham atrás, pois minha intenção era virar a esquerda sentido Delegacia de Polícia.

Talvez lá eu teria alguma informação de como proceder quando um cidadão está impossibilitado de ir e vir.

Obs: Pois bem, enquanto eu esperava o fluxo de carro fluir, percebi que um guardinha (desses amarelinhos) estava anotando alguma coisa em seu caderninho de multas.

Só o tempo dirá se de fato a multa seria para mim (aguarde que depois eu conto esta história).

Consegui virar à esquerda, no sentido da delegacia, mas não encontrei vaga para estacionar.

Resolvi deixar a carretinha na casa que tenho na cidade. Só então consegui chegar à Delegacia.

A moça que me atendeu, muito solícita, depois de explicar a situação, disse que não era o caso de fazer um B.O., mas se eu quisesse continuar a queixa que viesse na segunda-feira falar com o delegado.
















Ela disse-me que a delegacia cuida de crime.

E perguntei se não era um crime da Administração Pública impedir um cidadão (eleitor, pagador de impostos) do seu direito de ir e vir?

Ela disse-me que talvez fosse o caso de buscar meus direitos junto ao PROCON.

Bom... saí de lá, no sentido da Prefeitura (quem sabe tivesse alguém de plantão).

Não encontrei ninguém.

Resolvi ir até o estacionamento do setor de obras públicas. Talvez alguém me atendesse e entendesse.

Dizem que quem resolve é o Wilson Seleiro. Quem sabe ele não estaria por lá?

Estacionei o carro “enlameado”, e fui falar com a pessoa que estava na recepção.











Detalhes da situação.

Expliquei o caso novamente, disse que não conseguia chegar em casa e, de repente..., quem abre a porta e sai para a rua??? Quem, quem???

Isto mesmo: o senhor Prefeito Márcio. Só podia ser providência divina!!!

Eu querendo falar com um santo de segundo escalão e encontro o próprio Deus!!!!

Era muita sorte!!!

Humildemente, cheio de barro pelos sapatos, calças e mãos, expliquei-lhe o caso e pedi-lhe medidas emergenciais.

Cito algumas de suas perguntas que mais me intrigaram enquanto eu explicava o caso:

- De que estrada (MESMO) você está falando?
- Fica depois daquele Morro Branco?
- Há quantos anos você tem o sítio lá neste lugar?

Fui perdendo a calma à medida que a empáfia e a soberba me incomodava (me tratando com um Zé Ninguém!!!).

Respondi-lhe que tenho sítio a cerca de 10 anos, sou morador da cidade há 7 anos e inclusive era eleitor, era uma pessoa esclarecida e sabedora dos meus direitos de ir e vir.

Ainda assim, destituídos alguns argumentos, ele me disse que Guararema não tinha só o meu caso para resolver e que eu só estava pensando em mim.

Que eu tinha uma visão micro das coisas...Existiam muitos outros pontos de maior prioridade.

Respondi-lhe que eu estava falando também em nome de muitos outros moradores, também eleitores, senhoras grávidas, velhos, crianças que tem que andar a pé, subindo e descendo aquele morro atolando-se em lama e barro mesmo porque o ônibus não circula.

Ele falou pra eu ter paciência que o problema seria resolvido ..., mas não sabia quando...

??????? Dá pra entender ????? e ainda manter-se calmo???

Então perguntei se ele tinha saído de casa na segunda, na terça, na quarta e se tinha voltado para casa?

Ele respondeu que sim e eu, prontamente, disse-lhe que eu não conseguia voltar pro sítio desde quarta-feira.

A situação ficou tensa: Ele se exaltou e eu também...

Bom... minha esposa sempre fala que eu tenho que me controlar porque eu não sei medir as palavras.

Pra encurtar a história, a discussão se estendeu por minutos, o Prefeito falava e eu também. Ele se exaltava e eu também. Se ele tem argumentos eu também tenho.

Adoro uma boa discussão!!! (mas, costumo me calar e ouvir quando eu não tenho argumentos).

Posso lhe assegurar que a discussão foi acalorada!!!

O Prefeito chegou insinuar que eu não entendia sobre alguns assuntos pertinentes aos direitos e deveres de um cidadão e sobre a sua gestão devidos aos problemas das chuvas do início de ano de 2010.

Bom... esta desculpa já é muito velha e os problemas das chuvas do início do ano já deveriam ter sido sanados.

No intuito de me acalmar, minha esposa dizia: calma Théo!!! Chega!!! Vamos embora...

Teve um momento em que o Prefeito perguntou-me seu eu tinha lhe elegido (não entendi bem onde ele queria chegar). Mas respondi: por incrível que pareça, eu votei em você. Por incrível que pareça eu ajudei a te eleger!!!!

Para finalizar, ele me disse que já que eu tinha feito um protocolo na sexta-feira (16/07), ele responderia somente despachando aquele protocolo.

Me deu as costas, me deixou falando sozinho e foi atender outro cidadão que assistia o debate estupefato. Ainda assim, proferi-lhe algumas outras palavras em vão enquanto minha esposa me puxava pelo braço e pedia calma.

Acabamos indo embora...completamente decepcionados e sem nenhuma perspectiva de voltarmos para o sítio.
Bom... veja as fotos do dia seguinte (domingo-18/07). Eu tirei estas fotos no mesmo local onde fiquei atolado no dia anterior: 










É senhores leitores: foi preciso discutir (aos berros) com o Prefeito, em plena via pública, para que medidas emergenciais fossem tomadas.


Aí questiono: pra que servem os assessores? Não são pessoas de sua confiança?

Não são pessoas com habilidades e competências que podem lhe auxiliar na arte de gerir?

Saiba que não fiquei contente com nossa discussão... tenho muita coisa para dizer ainda...

(Pode ser que tenha uma TERCEIRA PARTE DESTE DESABAFO).

Como você mesmo me pediu, vou esperar e ter paciência.

Mas vou lhe dar mais este crédito.

Por enquanto, agradeço as medidas emergenciais.

Ass.: Prof Théo
(apenas um cidadão querendo entender sobre seus direitos e deveres).

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário