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quinta-feira, 27 de maio de 2010

CESAP e a "burrocracia"

Voltando ao CESAP, a sua Administração está um caos, todo mundo perdido, tanto é que a Sra. Secretaria da Saúde solicitou que uma funcionária do Paço Municipal (ex-funcionária da Saúde) fosse ajudar nessa tarefa de “arrumar” o CESAP.

Os fatos relatados abaixo também foram presenciados por um Conselheiro da Saúde que estava também desde antes das 7h00 e foi atendido depois das 9h00, pudemos observar e comentar alguns dos problemas existentes.

Mas já que um Vereador da situação acha que devido a cassação do Cartão Cidadão é que a Saúde está um caos, ele está redondamente enganado.

Vamos aos fatos:
- o fluxo de pessoas aumenta com as chegadas dos ônibus das zonas de expansão urbana;

- as pessoas são despachadas rapidinhos com a distribuição de fichas e senhas, algumas vezes temos até 3 funcionárias para aliviar a fila de entrada, ufa... conseguiram desafogar a fila da entrada;

- cada cliente vai a um local, por exemplo aguarda ser chamado para exame de sangue, marcação de consultas, farmácia, especialidades medicas (antes tem que passar por outra recepção que é administrada pela Santa Casa) e por ai vai.

Mas não vamos detalhar tudo porque esse fluxo é bastante complexo e de nada nos vai interessar, a não ser para ficarmos pasmos com a quantidade de dados repetidos e passados de uma ficha para outra, lógico que tudo manual. (vamos esperar a ISO 9000 para regularizar o fluxo) ou a contratação de uma consultoria, não estou aqui dando “pitacos” no fluxo, porque não sou contratado pela Prefeitura para examinar seus procedimentos de trabalho e suas necessidades, sou apenas um usuário de um sistema que é falho.

Ou seja não sou tão leigo como o Sr. Vereador o é, que é o porta voz “oficial”, fala sem conhecimento de causa ou repete um script que lhe é dado.

Nesse bate papo com o Sr. Conselheiro da Saúde pudemos observar:
- que os extintores de incêndio do CESAP estão sem as etiquetas de validade;

- que existe um pedaço de plástico no teto do CESAP que apelidei de bandeira do Prédio, pois o mesmo encontra-se no local mais alto do prédio e infelizmente está todo rasgado, ou seja a sua finalidade de segurar a chuva que devia passar por aquele vão já cumpriu a sua tarefa mas de fato é bastante estranho um grande pedaço de plástico azul flutuando no teto do prédio e uma parte encontra-se ainda amarrada no “mastro” horizontal para tapar uma possível entrada de água;

- apesar do volume de pessoas que lá trabalham ou vão em busca para cuidar de sua saúde não existe brigada de incêndio bem como sinalização de rotas de saída nas emergências (será que os funcionários) sabem informar da rota de evacuação do prédio?;

- alem desses pontos pudemos também verificar a demora no atendimento pessoal de cada pessoa que chega ao balcão principal em torno de 10/15 minutos em media, para marcar uma consulta ou pegar o exame que retorna da regularização;

- Enquanto isso o tempo passa e nada de sermos chamados para o exame de sangue;

- Logo após por volta das 8h20 somos chamados umas 10/15 senhas todos de uma só vez. Lotou toda recepção de coleta de sangue; e tivemos que ficar fora por não haver espaço físico interno;

- Ali estava instalado o caos, existem 3 funcionárias de atendimento e 3 enfermeiras para coletar o sangue. E daí estou reclamando do que? Não existe funcionários suficientes, sim acredito que até demais;

- a Epopeia não termina ai, a funcionária novamente pega a guia e coloca tudo no “seu sistema” (“sistema” é tudo aquilo que está informatizado e quando algo dá errado falamos foi problema do “sistema” então o “sistema” virá um personagem);

- O “seu sistema” é sempre burro ou inteligente porque depende de quem efetua a programação. Mas muitas bobagens são executadas no desenvolvimento de um “sistema”;

- Então o “sistema” de coleta de sangue é burro e os dados são lançados manualmente e a operadora do sistema estava encontrando dificuldades na sua operação; tanto é que toda a equipe de coleta 3 pessoas ficam esperando entrar um cliente, além de mais 2 pessoas, olhando a digitação de dados;

- Então a espera se torna longa para cada pessoa, devido ao “sistema”, quando chegou minha vez para ser atendido já se passava um tempão, e ai o que acontece um Sr. é solicitado a passar na minha frente de todos pois iria entregar somente um recipiente com exame;

- Chiei porque a operadora do “sistema” iria digitar novamente todos os dados desse distinto Sr. que havia furado a fila, e as enfermeiras que estariam coletando o sangue estavam sem ninguém nas salas de coleta no caso duas salas. (esse episodio iria atrasar mais ainda as coletas de sangue e todas as seguintes das pessoas que estavam esperando; ( que como todas as outras pessoas estavam desde as 19h00 do dia anterior sem comer nada, ou seja por volta de 15 horas em jejum;

- Muito bem para ser bem didático e explicar ao Sr. Vereador, mostrei Xerox do cartão cidadão a operadora do “sistema” e ela disse que ainda precisava de outros dados, falei procure tudo no Cadastro do Cartão Cidadão que tem de tudo, ela me disse vai demorar ainda mais, por favor me forneça outro documento, passei o RG. E ai ela continuou a colocar os dados no “seu sistema”, que é burro e não traz os dados do cliente que foi cadastrado através do Cartão Cidadão tão defendido pelo Nobre Vereador e porta voz do Sr. Prefeito.

O sistema não tem os exames que foram antecipadamente agendados.

- E para ir terminando a funcionária reteve o RG para entregar depois, não admito tal procedimento porque a pratica de deter algum documento oficial não é permitida a não ser em casos especiais;

- Ai dei a copia do cartão cidadão porque virou uma “porcaria ou mico” como acharem melhor na Saúde ou Educação, devido sua cassação e também porque de nada adiantou ou ajudou para melhorar o desempenho dessa funcionária; que ficava em muitas vezes com 5 pessoas olhando o seu trabalho;

Aconteceram mais coisas mais vamos ficar por aqui.

Mas o Nobre Vereador que quer aparecer e colocar em ata da Câmara Municipal, como se a cassação do Cartão Cidadão estivesse prejudicando a população a verdade é bem outra dentre elas:

- O sistema é totalmente burro e ineficiente;

- O numero de coletas de sangue foi reduzido a um terço do anterior e parece que foi agora aumentado novamente, para metade do anterior, devido a fila de espera dos portadores de cartão cidadão, digo pessoas que esperam;

- Todas as coletas são marcadas para a mesma hora; e gera uma interminável crise no fluxo de atendimento.

Logo a demora no atendimento não é por causa da Cassação do Cartão Cidadão e sim por ineficiência operacional dos vários sistemas e fluxo de trabalho existente no CESAP.

Em tempo a Ouvidoria da Saúde ainda não foi lançada oficialmente mas está a disposição de todos para ouvir e tomar as providencias necessárias (funciona na Secretaria da Saúde). Existem formulários a disposição também no CESAP para não conformidades.

Podemos perceber claramente que a Administração da Saúde está trabalhando em ambiente de crise, dentre elas a saída de inúmeros profissionais e outros que não aceitam trabalhar após conhecer os procedimentos internos (essas pessoas não são para cargos comissionados são profissionais que passaram em concurso publico e negam-se a assumir o cargo ou pedem demissões).

O Sr. Prefeito como sugestão poderia criar um grupo para resolver as crises pontuais em toda sua Administração, onde falta planejamento e cooperação entre as mais diversas Secretarias, é um salve quem puder, cada um para o seu lado, olhando somente seu umbigo.

Ass: Cidadão Anônimo

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

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