É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um Vereador que pertence ao Poder Legislativo.
Principais Funções:
• elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo,
• fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, bem como as obras que são executadas pelo executivo,
• fiscalizar os gastos dos recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal ao executivo.
Além das atividades legislativas oficiais, a Câmara de Vereadores exerce o papel de caixa de ressonância dos problemas da população.
Por estar sempre em contato com o povo, o Vereador costuma receber deste mesmo povo as reivindicações e enviá-las ao Prefeito que pode ou não executá-los.
Nota: É bom lembrar que o Poder Executivo (Prefeito eleito) recebe uma procuração unicamente para cuidar dos interesses do povo no município, e não uma escritura de posse, onde ele acha que pode fazer aquilo que bem entender sem dar satisfações ao povo.
Resumidamente então, o povo é representado pelos vereadores que obtiveram, com o voto do eleitor, uma espécie de procuração para representá-los e, consequentemente, deve acompanhar, fiscalizar o executivo e propor leis que venham de encontro aos anseios da população em geral e não beneficie apenas um grupo de pessoas.
É importante frisar também, que o povo é uma espécie de "patrão"!
É este povo que paga o salário do prefeito, do secretário, do atendente, do médico, do vereador, do assessor enfim, de todo o funcionalismo público municipal.
Ass.: Prof. Theo
“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)
Nenhum comentário:
Postar um comentário