Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Você sabe o que é quociente eleitoral?


 É a quantidade de votos válidos obtidos pelos candidatos a vereador, mais os votos de legenda de todos os partidos políticos que estão concorrendo.

Exemplo: a quantidade de votos na eleição (17.000 votos estimativa) obtidos pelos 12 partidos que disputam a eleição no município; inclua-se nessa somatória o voto de legenda (1500 estimativa) votos, incluindo todos os 12 partidos.

Como calcular: todos os candidatos obtiveram 17.000 votos. Mais os 1500 votos atribuídos ao voto de legenda. A somatória dos dois 17.000+1500 = 18.500, que deverá ser dividido por 11 cadeiras = 1.681, esse é o famoso quociente eleitoral.

Para o partido obter uma vaga de vereador na câmara é necessário obter a somatória de votos obtidos pelos candidatos, seja no mínimo 1681 votos, para ser eleito um vereador.

 ________________________________

Eleitor, verifique a possibilidade do seu candidato ser eleito com os votos obtidos pelo partido.

Observe que tem partidos que não conseguiram preencher todas as vagas, ou seja, 17 candidatos, como permite a legislação eleitoral.

 _________________________________

Glossário

 -17 candidatos, é o número máximo permitido pela legislação por cada partido participante da eleição.

- Voto de legenda é aquele em que o eleitor não deu preferência a nenhum candidato a vereador, sendo assim optou por votar no número do partido.






“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam."  (Edmund Burke)

 

Leiam mais crônicas do blog http://horahjornalverdade.blogspot.com

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h  http://www.facebook.com/cronicas.horah


Nenhum comentário:

Postar um comentário