Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A SAUDE TEM PRIORIDADE EM GUARAREMA II - Resposta da Santa Casa

Para nós cronistas um grande premio que recebemos é a participação da sociedade nas matérias que abordamos...a manifestação de nossos leitores de forma franca, transparente e sem qualquer receio de discordar com o cronista nos faz crescer e desenvolver o nosso trabalho de forma mais eficiente e melhor.

E dessa forma nós queremos de coração agradecer a participação da Gestora da Santa Casa de Guararema que após ler a reivindicações de alguns leitores sobre a necessidade de uma UTI nessa entidade nos dirigiu um email esclarecendo sobre esse assunto e -dando sua abalizada opinião.

Assim sendo vamos transcrever na íntegra a matéria da D. Rosangela Aparecida dos Santos, gestora da Santa Casa para conhecimento de todos os nossos leitores:

“Gostaria de fazer um esclarecimento sobre UTI na Santa Casa.
Caso tenha alguma dúvida, estou às ordens!

“UTI na Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Guararema é um hospital de baixa e média complexidade e tem como prioridade, definida em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento voltado para a maior necessidade da população. Cabe lembrar que cerca de 90% dos recursos da Santa Casa são provenientes da Prefeitura Municipal e devem ser utilizados de maneira que atenda o maior número possível de pessoas. A média de clientes transferidos para UTI no ano de 2009 foi de 1 cliente ao mês. O custo apenas com recursos humanos para ter um leito de UTI é de aproximadamente R$60.000,00, valor equivalente a 60% da folha de pagamento de todos os funcionários da Santa Casa.

Cabe esclarecer que ter uma UTI não garante que os moradores de Guararema não precisarão mais esperar pelas vagas das unidades de referência, uma vez que o hospital que tem leitos de UTI obrigatoriamente coloca suas vagas em uma Central Regional e tem de receber clientes da região. Assim, muito provavelmente, teríamos clientes moradores de Guararema aguardando vaga enquanto os leitos de UTI da Santa Casa poderiam estar ocupados com pessoas da região.

Além disso, dependendo da Patologia do paciente, mesmo como UTI, há necessidade de remoção para outros hospitais.

Vale ressaltar que a portaria 399/2006, do Ministério da Saúde, grande norteadora da Saúde Pública, pactua as responsabilidades da União, Estados e Municípios. Aos municípios cabe a grande tarefa de organizar e atender a demanda da Atenção Básica, erroneamente classificada por alguns como sendo menos importante. É responsabilidade do Estado e União garantir o financiamento de toda a alta complexidade (UTI, Tomografia, Ressonância Magnética, Hemodiálise e outros). A alta complexidade deve atender às necessidades regionais, e não municipais; para manter esses serviços de saúde e garantir sua continuidade, é fundamental uma maior taxa de ocupação, de modo que a estratégia do Estado e da União é alocar os leitos de UTI em grandes centros urbanos e não em pequenos municípios.

Rosangela Aparecida dos Santos
Gestora”

Mais uma vez o nosso muito obrigado à D. Rosangela Aparecida dos Santos que nos escreveu esclarecendo duvidas sobre uma UTI na Santa Casa e queremos deixar esta página à disposição de nossos leitores não com finalidade de criticas destrutivas mas sim para esclarecimentos, opiniões, sugestões e criticas construtivas.

Esperamos ter atendido o anseio daqueles leitores que gostariam de terem esse comentário e ficamos de nos ver na próxima crônica.

EU SOU BRASILEIRO E ADORO O BRASIL..........E VOCÊ ?????

BLOM - Benedicto Luiz de O.Martins
Fev.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário