Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cara nova no comércio...

O que Guararema está fazendo pelos seus comerciantes? Está procurando profissionalizar o atendimento e dando um banho de loja no comercio local.
Muito bem será que os nossos comerciantes estão preparados para receber essa benesse do Governo Municipal com o apoio da Associação Comercial? E com cursos do Sebrae?

Nossos comerciantes tem uma grande oportunidade para aproveitar esse treinamento e aplicar. Porque como está, de fato é difícil muitas vezes efetuar compras em nossa cidade. As causas são várias, dentre elas o preço alto, a falta de atenção com o cliente, só para citar alguns.

Uma grande parte do comercio não se desenvolve e os moradores vão comprar nas cidades vizinhas. Quem perde o próprio comercio local que fica sem atender uma grande parte da população em virtude de suas ineficiências.

Não se torna necessário somente o um bom banho de loja no comércio local, mas sim uma mudança de atitude e respeito para o seu ativo mais importante que é o cliente. O Sebrae é capaz de efetuar o treinamento, porem quem deverá colocar em pratica é o comerciante que muitas vezes nem mesmo se preocupa com o bem estar de seus colaboradores.

A roupagem nova, não muda vícios ou atitudes, que é necessário em nossa cidade. Porque em nosso comercio não temos nada que atraia os Turistas.

É desculpa ou a justificativa esse envolvimento de tantos setores envolvidos nesse projeto de revitalização e das despesas que serão geradas por essa iniciativa. Ou seja nossa vocação Turística, temos que lembrar que não se consegue ser uma Estância Turística sem antes termos uma serie de requisitos atendidos.

PAUTA Também foi discutido na reunião de ontem a tentativa de Guararema de conseguir um selo de instância turística. Mas Lacerda afirmou que segundo o que contou líder de seu partido na Assembleia Legislativa, deputado Campos Machado (PTB), o governador José Serra (PSDB) já disse que não sanciona mais esse tipo de selo. (http://www.diariodesuzano.com.br/main3/conteudo.php?cod=245285  Matéria publicada na edição: 8306).

Ou seja o que está acontecendo, Guararema quer o selo a qualquer custo, mas parece que o Governo Estadual não vai dar esse selo, então para que gastar dinheiro com um objetivo que não será conquistado, ao menos no Governo Estadual atual? E que também Guararema tem que atender uma infindável relação de quesitos e estamos bem longe de conseguirmos, um deles só para lembrar é ter 100% do esgoto tratado, em que ano atingiremos essa meta?

Quais são os atrativos turísticos de nosso comercio? Nenhum. Então para que queimar dinheiro, utilize do dinheiro onde de fato é mais necessário, como no aumento da fornada de estudo das crianças, em complementação de seus estudos com por exemplo um segundo idioma.

Efetue de fato programas Sociais sérios e não assistencialismo barato com cestas básicas. Use o dinheiro em beneficio da população mais carente, use em cursos de formação profissional, onde de fato as pessoas que fequentam os cursos possam aprender e praticar uma profissão, estruturem os cursos com cargas horários coerentes e necessárias para que os formandos saiam de fato preparados para sua nova profissão.

Não adianta também mostrar “algo turístico” em uma feira que é muito acanhada na Praça Matriz, é preciso também revitalizar esse ponto de artesanato, para poder de fato ser um ponto de atração, para o Turismo que tanto se pretende ter em Guararema.

O comercio Local precisa de arrumação? precisa, esperamos que os comerciantes sintam-se engajados nessa iniciativa e coloquem em pratica os novos conhecimentos que serão repassados pelo Sebrae, e que eles também sejam reciclados e acompanhados nessas iniciativas para que o projeto não seja um castelo de areia, e todo o investimento perdido.

"A nossa cidade tem um grande potencial turístico e a prefeitura está investido bastante para dar uma cara nova ao município.

Queremos que os lojistas sigam esse desenvolvimento e, por isso, vamos oferecer esta oportunidade de dar uma consultoria gratuita para empreendedores, com o selo do Sebrae, o que será muito importante para que a cidade cresça nessa área".

A cara nova que a Prefeitura que dar a cidade precisa ser mais ampla, muito alem dessa iniciativa, temos pontos considerados turísticos em que o esgoto ou águas servidas com um grande mau cheiro, sai do lado do estabelecimento, para se chegar a esse local as estradas são normalmente ruins, e passa-se por um local em que existem 3 caçambas de lixo que normalmente ficam cheias, e muitas vezes transbordando o lixo, isso quando não se vê roedores (ratos muito bem tratados pelo lixo local) rondando o local. Isso é um grande ponto fraco em um local que representa o Município em várias atividades ligadas ao artesanato.

Temos que fazer a lição de casa direito porque essas impressões de tratamento rude por parte de alguns comerciantes ou funcionários, preços acima da media de mercado, e locais que mostram sujeira, não causam boa impressão aos visitantes, que não vão comentar aos seus amigos, e muito mais voltar em um local onde foram mal atendidos ou explorados. Ou seja que sai perdendo são os próprios comerciantes que estão dando um tiro no próprio pé.

Mas voltando a cara nova porque cara nova? Não temos nada no comercio local que atraia turismo, a não ser alguns bons restaurantes, então para que ter cara nova em todo o comercio? Para ficar mais bonitinho e padronizado? Quais as motivações que podem trazer pessoas as pessoas a fazerem turismo de um dia em Guararema? Se você vier uma vez a Guararema consegue ver tudo, vai voltar para que, porque voltar para comprar o que? ver o que? passear aonde? Fica um pouco estranho essa movimentação, com o comercio, qual o beneficio que nós teremos? Trará de novos impostos para a Cidade? Novos empregos?

Acredito que seja mais uma forma de tentar falar estamos pensando em vocês, lembrem-se de nós nas próximas eleições, vejam com pensamos em vocês, estamos fazendo um monte de coisas porem não critiquem, não gostamos de criticas sejam elas de qualquer tipo.

Os problemas que não conseguimos resolver, as informações que não damos a população e a imprensa, os nossos desmatamentos, a nossa falta de atenção com as crianças que iriam ou vão moram em baias, os ônibus que tem horários que só ajudam a empresa concessionária, os nossos projetos sociais que são somente assistencialismo barato, a nossa troca de todos os funcionários que não concursados a cada 6 meses alguns no maximo a cada 01 ano, ou seja pensem como somos bonzinhos procuramos ajudar a todos. Assim todos ficam dependentes de nossa ajuda.

Nossos amigos nós protegemos, então sabe como é fique nosso amigo, porque sempre teremos alguma coisa para você ou alguém de sua família.

Não se preocupem, caso você saia do seu cargo arrumamos alguma coisa para um seu irmão/ irmã ou parente, sabe com é!

Temos algumas leis que temos que obedecer senão a coisa seria melhor para todos inclusive para nós.

Programa dará cara nova ao comércio
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=20266&pchave=guararema  18/07/2009

As lojas da rede varejista do centro da cidade serão abrangidas
Luiz Domingues
De Guararema

Será lançado em agosto o programa "Nova Vitrine", com o objetivo de dar uma nova cara ao comércio de GUARAREMA. O projeto tem como parceiros a prefeitura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e de Serviços de GUARAREMA e será inteiramente gratuito.

O curso, com duração de seis a oito meses, terá como alvo em sua primeira etapa 130 comércios da rede varejista localizados nas principais ruas do centro da cidade, como lojas de vestuário, calçados e pequenas lanchonetes. Serão abordados temas ligados à administração das lojas, como controle de reserva e estoque, manutenção de vitrines e fachadas, e treinamento de funcionários que atendem o público. Na segunda etapa, o programa deve ser estendido para outras ruas e outros tipos de empreendimentos, como prestadores de serviço e rede hoteleira.

Consultoria
Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Eduardo Sanches, a intenção é proporcionar uma consultoria aos comerciantes, dando dicas sobre diversos aspectos. "A nossa cidade tem um grande potencial turístico, e a prefeitura tem investido bastante em dar uma cara nova ao município. Queremos que os lojistas sigam esse desenvolvimento, e por isso vamos oferecer essa oportunidade de dar uma consultoria gratuita para empreendedores, com o selo do Sebrae, o que será muito importante para que a cidade cresça nessa área", declarou.


Projeto beneficiará 80 comerciantes
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=22041&pchave=guararema 29/08/2009

Comerciantes terão orientação sobre uma série de assuntos
LUIZ DOMINGUES
De Guararema

Cerca de 80 estabelecimentos da área central de GUARAREMA devem participar da primeira etapa do programa "Nova Vitrine", promovido pela prefeitura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e de Serviços de GUARAREMA. As ações dos consultores do Sebrae vão começar na próxima semana, serão gratuitas e devem se estender entre seis e oito meses.

Serão abordados temas ligados à administração das lojas, como controle de reserva e estoque, manutenção de vitrines e fachadas e treinamento de funcionários para um melhor atendimento ao público. Participarão estabelecimentos de diversos setores, como vestuário, calçados e lanchonetes.

Na segunda etapa, que ainda não tem data para começar, o programa deve ser estendido para outras ruas e outros tipos de empreendimentos, como prestadores de serviço e a rede hoteleira. Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Agricultura, Eduardo Sanches, a intenção é proporcionar uma consultoria aos comerciantes, dando dicas sobre diversos aspectos.

"A nossa cidade tem um grande potencial turístico e a prefeitura está investido bastante para dar uma cara nova ao município.

Queremos que os lojistas sigam esse desenvolvimento e, por isso, vamos oferecer esta oportunidade de dar uma consultoria gratuita para empreendedores, com o selo do Sebrae, o que será muito importante para que a cidade cresça nessa área", comentou.

Sanches contou que é preciso sensibilizar os lojistas para que haja um maior cuidado aos detalhes e que se dê importância ao merchandising interno e externo, ao visual, ao preço, à estrutura física da loja, ao comportamento e à postura das equipes de trabalhadores.

Todos esses assuntos serão tratados durante a primeira etapa do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário