Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Após quase 20 anos de obras de restauração e um investimento de R$ 10 milhões...

O Jornal  Folha de São Paulo em sua edição de domingo dia 02 de fevereiro publicou a matéria abaixo:

“Guararema terá rota turística a bordo de maria-fumaça

JAIRO MARQUES DE SÃO PAULO  (domingo, 2 de fevereiro de 2014)

Após quase 20 anos de obras de restauração e um investimento de R$ 10 milhões, será inaugurada ainda neste semestre uma rota turística e histórica sobre trilhos na cidade de Guararema, a 88 km de São Paulo. A ideia é levar o visitante à realidade das décadas de 1920 e de 1930 a bordo de uma maria-fumaça.

Trata-se de uma locomotiva Baldwin, a vapor, de 1927, fabricada nos EUA --que foi totalmente restaurada e entregue no ano passado.

Foram recuperados três vagões de passageiro e criados uma casa de máquina e um pátio para veículos. Os trilhos e a estrutura férrea passaram por melhorias.

O projeto teve início na década de 1990, com as obras de restauração da estação central e seu entorno. "A ferrovia foi o que impulsionou por muitos anos a existência de Guararema", diz o prefeito Marcio Luiz Souza (PR).

O último passo do projeto é a recuperação do bairro Luís Carlos, a 6,5 km do centro da cidade, que deve terminar em dois meses. O local era a antiga parada do trem, que carregava produção agrícola e agitava o comércio.

A maria-fumaça, com capacidade para 150 passageiros, conduzirá os turistas do centro até o bairro.

O primeiro passeio oficial, segundo a prefeitura, será feito por crianças da rede pública de ensino e por moradores idosos da cidade. Os passeios turísticos serão realizados apenas em feriados e aos finais de semana.

Vinte famílias foram removidas da área próxima aos trilhos e receberão casas populares em novembro. Guararema prepara agora um projeto de exploração náutica do rio Paraíba do Sul.”


Nós destacamos algumas crônicas que publicamos nesse período para que possamos recordar os desmandos e as ilusões que o atual Prefeito Marcio Alvino tenta imputar a população de Guararema.


Maria Fumaça, mais uma historia do Pinóquio?

“...Vamos a algumas indagações:

1)    Quando será iniciado o passeio com a Maria Fumaça?
2)    Quando custou aos cofres públicos todo esse “circo” incluindo a garagem toda de vidro, e as reformas na estação de Guararema e de Luís Carlos?
3)    Quando custou a desapropriação dos moradores de Luís Carlos?
4)    De quanto será o custo da passagem nesse passeio?
5)    Quais os dias e horários dessa atração?
6)    Quais os motivos que até o momento essa atração não está funcionando?
7)    Qual o custo mensal de manutenção de toda essa atração?”


E O PINÓQUIO CONTINUA FAZENDO DAS SUAS...

“...No dia 30 de setembro de 2012 houve a inauguração oficial desse projeto: centenas de pessoas visitaram o local, houveram discursos inflamados dos subordinados do Sr. Prefeito, banda de musica, fogos, enfim, todo um show para aguardar a Maria Fumaça que chegaria na Estação de Guararema...

em 30/06/2013, domingo o Jornal Diário do Alto Tiete em uma de suas paginas diz categoricamente que “Trem turístico deve ser inaugurado em setembro”. http://jornaldat.com.br/materias/?ided=1918&idedito=53&idmat=75273


PINÓQUIO DO SÉCULO XXI... O NARIZ NÃO CRESCE MAS O BOLSO???

“...Quer conhecer um Pinóquio atual? Então vamos ao nosso conto:

“Outubro de 2012...” estávamos às vésperas das eleições municipais e muitos da população haviam sido convidados a participarem da inauguração da estação de trem e esta iria guardar a Maria Fumaça, um trem antigo, mas sofisticado e que faria uma viagem prometida como fantástica nos 06 quilômetros de Luiz Carlos à Guararema...

.... Como ninguém divulga o gasto total nesse projeto chego a supor que foram milhões de reais que saíram dos cofres públicos para o nada... O Pinóquio de hoje não tem memória, mas tem inteligência e gastou toda a verba sem dar satisfação qualquer ao povo que sempre tem ganhado PÃO E CIRCO... Meu Deus e nenhuma autoridade constituída, séria e honesta não veem o desmando e os gastos desnecessários desse Prefeito? 

.... E as pessoas do bairro de Luiz Carlos que perderam suas casas??? Ninguém se preocupa com isso? O Mundo está mudando, mas para muito pior e os ditadores estão aproveitando a fragilidade do povo ao extremo...

... Porem, um dia, talvez, suas promessas serão realizadas... quem sabe... afinal quando alguém da Prefeitura disse que a Maria Fumaça começaria em Novembro verdadeiramente não disse Novembro de que ano... e nós estamos cobrando algo que não mereça ser cobrado... afinal sempre somos considerados como “seres inferiores e não pensantes”... Mas um dia quem sabe tudo mudará...”


E ESTAMOS NO ANO NOVO

“...Ainda você não voltou para a sua terra e pode resolver esse problema: “nos ajude a por a Maria Fumaça para trabalhar”... Se o Papai Noel não ajudar acho que o Prefeito vai furar com a população e não vai inaugurar tudo o que fez... puxa... fico eu a perguntar: “e todo dinheiro gasto com a estação, enfeites, painéis fotográficos etc... quem vai pagar”?

Foi um gasto danado de alto, certamente e se não servir para a máquina do trem ser guardada vai servir para que?”

Agora parece que a Velha Senhora vai entrar em funcionamento. Houve uma grande inauguração um pouco antes das eleições de 2012, o custo divulgado a Folha de São Paulo é algo em torno de 10 milhões.

Deveremos ter uma nova inauguração com a presença do futuro candidato a Deputado Federal Marcio Alvino, contando com a presença do Deputado  Estadual André do Prado que deve concorrer a reeleição.

Ou seja mais pão e circo para a população, não podemos deixar de transcrever um comentário das redes sociais para essa matéria da Folha.

“...O cara é tão atrapalhado que ele comprou o trenzinho para ganhar eleição em 2011, passados quase três anos de sua eleição, ele está tocando o terror no bairro de LUÍS CARLOS, tombando os imóveis (restrição administrativa à reformas, etc) e ao mesmo falando em desapropriação, para que o trem possa circular, SENÃO EM 2014 ELE NÃO EMPLACA FÁCIL PARA DEPUTADO FEDERAL. Tocou o terror em Luís Carlos e a população ficou enfurecida. Tem eleitores dele que acreditou que ia andar de trem e se ferrou. Kkk. Só em Guararema mesmo a diversão é garantida. "Meu povo, minha pova......eu deixo vocês darem um voltinha de trem.....e vocês me elegem de novo". Hi...hi...hi...”

E para fechar a materia da Folha de São Paulo existe mais uma promessa ...Guararema prepara agora um projeto de exploração náutica do rio Paraíba do Sul.”

O que será esse mirabolante projeto de exploração náutica do rio Paraíba?


“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Leiam mais crônicas do blog http://horahjornalverdade.blogspot.com
Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h
http://www.facebook.com/cronicas.horah

Nenhum comentário:

Postar um comentário