Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

500 Km de leitos carroçáveis de terra!!! (em 10 atos)

500 Km não são 50 Km e nem 5 Km, não é mesmo?
Ah! se fossem 5 Km seria fácil...

Bom... além de argumentos, gosto de matemática também.
Então vamos à calculadora.
1) 500 Km divididos por meses no ano? Igual a 41,6 Km/mês, aproximadamente.
2) Você poderia contra-argumentar: Ah! mas no período chuvoso nem Gutierrez e nem Andrade!!!

3) Eu responderia que realmente não dá para movimentar terra para tapar buracos em dias chuvosos. Qualquer simples matuto e “iletrado” diria que é burrice (no português bem claro)!

4) Afirmo que tapar buracos com brita ou cascalho é a saída menos custosa e inteligente. A readequação dos leitos carroçáveis de terra das estradas vicinais necessita previamente de uma elevação do greide estradal, para a implantação de sistema de drenagem superficial mais eficiente.

Então, a movimentação de terra ficaria apenas para as valas de escoamento, em locais de grande volume de água, principalmente em aclives/declives acentuados.

Logicamente que é imprescindível dotar os pontos de sangra (ou seja, deságüe) com estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos, como canaletas, bacias de captação, para possibilitar a infiltração das águas pluviais e aumentar a recarga do lençol freático. Além disso, manter, permanentemente, ações que diminuam o assoreamento dos mananciais e o aumento da recarga do lençol freático, preservando os recursos naturais.

Bom... não quero aqui, ensinar o padre nosso ao vigário. Como certeza, eles sabem como fazer. Simplesmente não o fazem da forma correta!!!

Fazer um trabalho de qualquer jeito... é assumir o retrabalho como parte integrante da sua rotina.
Mais uma vez, chamo isto de burrice!!!

5) Continuando com minha calculadora... Vou aceitar este conta-argumento e vou dividir os mesmos 500 Km por 6 meses. Igual à 83,3 Km/mês. Certo?

6) Agora sim... são muitos e muitos Km, não?

7) Porém este discurso (500 Km de estradas vicinais– Gutierrez e Andrade, visão macro) é o mesmo do atual executivo... e também do seu antecessor (ipsis litteris).

Todo ano vou à prefeitura protocolar pedidos de providências emergenciais... E vou sempre pelo mesmo motivo. Ano após ano... E sempre ouço o mesmo discurso...

Aliás, já ouço este mesmo discurso há, cerca de, 12 anos desde quando me mudei para esta linda cidade.


8) Bom... Então divida 83,3 por doze.
Puxa!!! Nas minhas contas deu, aproximadamente, 7Km/mês.
Quase 5Km/mês, né ?

9) Por incrível, coincidência, são os mesmo 7 Km de asfalto que estou aguardando desde 2007. (veja as fotos)
Fonte:http://horahjornalverdade.blogspot.com/2010/04/desvio-de-verbas.html
(Desvio de verbas), abril de 2010.

A Estrada Mario Alves Pereira (antiga estr. Guararema-Salesópolis) DEVERIA ser asfaltada ainda na primeira fase do programa Pro-Vicinais em 2007.

O governador José Serra anunciou investimento para recuperação e pavimentação de estradas vicinais. O programa PRÒ-VICINAIS foi lançado em junho de 2007 e até o final de 2010 seriam reformados 12 mil quilômetros de estradas vicinais.
Em janeiro de 2009, o Atual prefeito publicou artigo em jornal local de Guararema (Noticícias de Guararema) que tinha conseguido do governo Serra mais 9,5 milhões (aproximadamente) para asfaltar a mesma estrada e a obra ficaria pronta em 2010.

10) Agora, veja o meu cálculo final: 12000 Kmde estradas vicinais totalmente pavimentadas, em 42 meses!!! Financiamento do governo estadual, é claro.
Sabe quanto dá esta conta ?

É meu caro leitor... são cerca de 2900 Km/mês.
Tire você mesmo as suas conclusões.

Considerações finais
Data vênia... Se o executivo tivesse igual desempenho deste décimo ato, os 500 Km de estradas vicinais de Guararema estariam totalmente pavimentados em uma “semana”.
Isto mesmo: uma “semaninha”. Incrível né?

Afirmo que através de planejamento, vontade política, verbas Estaduais e Royalties etc etc ... o executivo, munido dos reais princípios da gestão pública, de atos preditivos e preventivos, conseguiria mitigar as lamúrias de muitos munícipes.
Não é o caso, convenhamos!!!

Pode ter certeza que lamuriosos como eu não esperam tal desempenho do executivo.

Mas... a frente da minha casa já estaria pavimentada e eu assistia crianças, velhos, estudantes, grávidas, deficientes físicos exercendo um digno e livre ir e vir.

Eu não mais viria os pés enlameados, nos atoleiros, que estes são obrigados a percorrer, nestes leitos carroçáveis de terra, em trechos que parecem verdadeiros piscinões de lama e barro, em dias chuvosos com os de agora.
Sabe para quê? Para pegar um simples ônibus.
E olha que são muitos os quilômetros de percurso à pé!!!

Talvez você não tenha a mínima noção do que estou a argumentar.
Talvez... bem na frente da sua casa, você tenha pavimentação.
Deve ter sorte também... o ônibus passa logo ali na esquina. Se perdeu um...logo virá outro, não é assim?

Dixi
"Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)
Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, convites para participar enviem e-mail para cronicas@horahjornalverdade.com.br ou http://www.facebook.com/cronicas.horah
Siga-nos no Twittter @horahjornal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário