Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estatísticas erradas e opinião distorcida.

Os gestores da Saúde de Guararema gostam de apresentar números estatísticos de atendimento que são coletados em seus procedimentos.
Qualquer pessoa que recebe e lê esses números fica logo impressionada com sua grandeza.

Se formos analisar como numero de atendimentos ou procedimento que passaram pela Secretaria da Saúde podem ser considerados validos.

Mas interpretar essa estatística como atendimento de clientes ou pacientes, não podemos aceitar como validos.

Um suplente de vereador que está de plantão na Câmara Municipal, e que tem uma cultura universitária, deve ter aprendido estatísticas em sua formação, leu e justificou as seguintes informações na tribuna da Câmara Municipal de Guararema.

Os textos foram retirados da ata da sessão de 12/12/2011
http://www.cmguararema.sp.gov.br/atas2011/ata_ex_12122011.pdf

"...Presidente, eu queria que o senhor me apontasse um município onde a cada trimestre atende um número igual o da população com o Município nos Postos de Saúde? Então, a nossa média de atendimento mensal no CESAP, hoje, passa dos nove mil atendimento por mês. Num trimestre, Presidente, teríamos vinte e sete mil atendimentos, ou seja, a população toda de Guararema passa pelo CESAP a cada trimestre.” (grifos nossos)

Continua com outras observações.

“...Será verdade isso, Presidente? Lógico que não, os atendimentos realmente ocorrem, mas não é só a nossa população. Infelizmente, a ação que proibiu o Cartão Cidadão[¹] abriu totalmente as portas para que munícipes de outros municípios vizinhos utilizassem a nossa Saúde.” (grifos nossos)

A lei que criou o Cartão Cidadão, foi uma das muitas leis ILEGAIS que foram julgadas e canceladas pela justiça, através de ação civil publica. O vereador deve ter o conhecimento que para criar uma lei municipal é imperioso ter o conhecimento de que essa lei não conterá dispositivos estranhos que irão contra a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, isso é o que vem ocorrendo no município de Guararema, onde o prefeito Alvino e a maioria dos vereadores tentam a qualquer custo sub julgar a nossa lei maior.

Agora vereda por outra seara, ou seja a Santa Casa de Guararema.

“...nós até achamos modesta a quantia de sete milhões e meio, sete milhões e quinhentos mil reais anuais para a Santa Casa, mas é o que o município pode conceder, eu acho que com esse recurso a Santa Casa consegue desenvolver bem os seus principais serviços, que é o atendimento ambulatorial, urgência, emergência e internação, serviços vinte e quatro horas de ambulância, anestesista, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Serviços especializados como: cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, ortopedia, radiologia e urologia, temos também raios-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Lembrando, Presidente, que a Santa Casa atende diariamente, em média, trezentas pessoas. Se formos fazer as contas, trezentas pessoas vezes trintas dias, porque a Santa Casa funciona sábado, domingo, feriado, Natal, Ano Novo, Carnaval, então, chegamos também, aos nove mil atendimentos...” (grifos nossos)

Vamos aos fatos de como são compilados esses números:

Ninguém procura médicos para passar o tempo, normalmente o cliente procura o medico por algum sintoma que está tendo. E poucos procuram os médicos para prevenção, nesse caso devemos dar os parabéns às mulheres que fazem uso da medicina em vários procedimentos preventivos que se tornaram campanhas do Governo Federal.

Via de regra, procura se a Santa Casa para um primeiro atendimento, a não ser em casos em que o paciente já esteja sendo tratado por alguma especialidade medica.

Quando o cliente ou paciente chega a procurar o atendimento da Secretaria da Saúde de Guararema ele passa pela recepção e recebe uma senha.

Com essa senha é marcada uma consulta normalmente com um clinico geral, se for no mesmo dia esse atendimento ele recebe outra senha onde é efetuado seu prontuário e depois é chamado pelo medico.

Após essa consulta inicial esse “cliente” pode sair com alguma receita, exames laboratoriais, ou em alguns casos encaminhamento a um especialista.

Esse mesmo paciente volta a recepção, e retira mais duas senhas, uma para retirar os remédios prescritos e outra para marcar seus exames laboratoriais e/ou sua solicitação de agendamento.

Na Farmácia retira os remédios, e se não houver todos como é normal ele tem que retornar, outro dia para completar sua receita.

Sr. Suplente de Vereador que está de plantão, somente nesse procedimento básico e inicial essa única pessoa foi contada como 4 atendimentos.

Então não foram atendidas 4 pessoas e sim foi efetuado 4 procedimentos para uma mesma pessoa, nesse caso, outros são mais complexos e os procedimentos ficam muito maiores que essa simples explicação (essa explicação foi dada em uma reunião do Conselho de Saúde.)

Logo Plantonista de Vereador os dados que o Sr. leu e teceu grandes elogios não são reais. Caso o Sr. queira apresentar os dados reais da Saúde em Guararema execute a Vereança e vá fiscalizar como esses dados são levantados e depois manipulados para se tornarem dados oficiais da Saúde de Guararema.

E também não verbalize quando diz que o cartão cidadão iria acabar com esses problemas, foi explicado que os dados estatísticos da Saúde são maquiados qual o proposito não sabemos.

Numa simplória conta de aritmética podemos interpretar o número apresentado pelo plantonista de vereador, Guararema é uma cidade doente, os números apresentados foram 27.000 atendimentos no CESAP mais 27.000 atendimentos na Santa Casa no trimestre, não estão levando em conta os outros postos de Saúde da Cidade, por essa conta maluca tivemos 54.000 atendimentos no trimestre, ou seja, no trimestre cada habitante de Guararema passou no mínimo 2 vezes no medico.

Podemos notar que os números apresentados são totalmente distorcidos da realidade da cidade e da Saúde da população, esses números estão inflacionados devido a má gestão da Secretaria da Saúde, que para cada procedimento interno adota com um atendimento.

Não podemos esquecer que esses números também são inflacionados pela falta crônica de remédios onde os pacientes tem quem retornar varias vezes para ter a sua receita aviada.

A esse numero também somamos um numero considerável de pessoas que tem que voltar mensalmente ao CESAP para retirar remédios devido ao seu tratamento ser continuo, ou seja, a mesma pessoa volta inúmeras vezes ao CESAP para completar o seu atendimento.

Alguns procedimentos tais como controle da pressão arterial e de verificação de glicose também gera uma demanda muito grande de retornos de pacientes aos postos de Saúde ou a Santa Casa.

Não poderemos esquecer também do tratamento fisioterápico que são efetuados em várias sessões e também os procedimentos odontológicos.

Conclusão tirando a ineficiência da Saúde na distribuição de remédios que gera um volume considerável de atendimentos os números não devem ser tão elevados quantos os apresentados pelo suplente de vereador.

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Estamos no FaceBook perfil Crônicas hora h, convites para participar enviem e-mail paracronicas@horahjornalverdade.com.br ouhttp://www.facebook.com/cronicas.horah
Siga-nos no Twittter @horahjornal


Nenhum comentário:

Postar um comentário