Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Trem turístico será implantado em 2010


Não se pensa em outra coisa a não como implantar o Trem Turístico, mas os detalhes parecem que passam desapercebidos nas leituras abaixo mas vamos lá:

1) Elaboração de um estudo técnico. Esse trabalho será feito pela Associação Brasileira de Preservação a partir de terça-feira e deverá levar 30 dias para ser concluído;
2) Dificuldades, a prefeitura terá de cumprir as exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
3) Que somente após a aprovação da proposta da prefeitura pela ANTT é que o projeto chegará para a avaliação e aprovação ou não da MRS;
4) Só depois de uma confirmação da agência e da concessionária é que um convênio entre a prefeitura e a MRS poderá ser formalizado;
5) Sucesso, a Prefeitura de GUARAREMA está apostando todas as fichas na influência do deputado Valdemar Costa Neto (PR), o Boy;
6) Isolamento, a iniciativa de Alvino, entretanto, está incomodando especialistas em turismo ferroviário de Mogi das Cruzes. Um técnico afirmou que, para ter alguma possibilidade de sucesso, o projeto teria de ser desenvolvido em conjunto pelas duas cidades.

Ou seja a tarefa parece ser árdua e existem muitos contras para a viabilização desse projeto.

O que Guararema conta para esse projeto, com o apoio e a influência do Deputado Federal Boy, ou seja tenta ganhar pelo tapetão um projeto que deve atender a inúmeras exigências da ANTT.

Tem que ser recuperada a estação de Luiz Carlos está em ruínas, existia uma placa ou será que ainda tem? Falando da reforma dessa estação no Governo do Ex Prefeito e da eterna Prefeita http://horahjornalverdade.blogspot.com/2009/08/trem-turistico-devera-circular-na.html .Estranho que existe um convenio firmado a mais de 7 anos e até agora não foi realizado. Houve algum avanço no convenio? Porque nada foi feito?

“Que em 9 de abril de 2003, o Edital nº 10 publicou a lei nº 2.196, http://www.cmguararema.sp.gov.br/leis/leis/2003/2196.pdf  assinada pela então prefeita Conceição Alvino de Souza. Essa lei, aprovada pela Câmara, autorizava o município de Guararema a firmar um convênio com a MRS Logística – empresa que tem a concessão federal de uso da via férrea – para restauração da estação, assim como o pátio da estação, ambos situados no km 433,191 da ferrovia. A parceria transformaria o imóvel restaurado e seus arredores em um centro cultural para visitantes. No acordo, a MRS cederia o prédio da estação, e cargo da Prefeitura de Guararema ficaria a restauração e manutenção do prédio.”

Esse tipo de obra é daquelas que passa de mãe, para irmão e agora para filho, quem sabe se os netos é que darão conclusão!!!!

Ou seja tudo para justificar o que? Guararema cidade Turística? Esse nome Cidade Turística não teremos enquanto o governador José Serra, mantiver sua postura de não sancionar nenhum selo http://www.diariodesuzano.com.br/main3/conteudo.php?cod=245285  para essa atividade.

Pergunto então estão torrando dinheiro em projetos que não darão a capacitação Turística ao Município? Esquecendo se de outras prioridades dentre elas de conservação das estradas e a viabilização de áreas urbanas conforme Lei Municipal 2298/2005, onde grande parte do Município foi considerado área Urbana.

Trem turístico será implantado em 2010
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=23686&pchave=guararema  10/10/09

Daniel Carvalho

Estação Luiz Carlos será completamente revitalizada

Representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária deverão iniciar na quarta-feira os primeiros estudos técnicos para a revitalização da estação de trem de Luiz Carlos e a implantação de um trem turístico entre esse ponto e a Estação Central de GUARAREMA. O prefeito Márcio Alvino (PR) destacou a intenção de consolidar o potencial turístico da cidade e a disposição de superar os obstáculos técnicos, políticos e administrativos para implantar, até o final de 2010, o trem. Esse trecho da via férrea é controlado pela MRS Logística, empresa que tem a concessão do governo federal para explorar os trilhos que pertenciam à antiga Central do Brasil.

O primeiro passo para a implantação do trem de turismo é a elaboração de um estudo técnico. Esse trabalho será feito pela Associação Brasileira de Preservação a partir de terça-feira e deverá levar 30 dias para ser concluído. Para fazer o estudo de viabilidade do projeto, a associação receberá pouco mais de R$ 14 mil, conforme edital publicado há duas semanas pela prefeitura.

Dificuldades

Em julho, quando o DAT revelou a iniciativa do prefeito de implantar o trem de turismo, o gerente de Concessões da MRS Logística, Sérgio Henrique Carrato, afirmou que a implantação é viável. No entanto, ele alertou que a prefeitura terá de cumprir as exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece todas as regras para a utilização da via férrea, inclusive para a operação de trens turísticos. Carrato explicou que somente após a aprovação da proposta da prefeitura pela ANTT é que o projeto chegará para a avaliação e aprovação ou não da MRS.
 Só depois de uma confirmação da agência e da concessionária é que um convênio entre a prefeitura e a MRS poderá ser formalizado. (B.S.)

Isolamento
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=23742&pchave=guararema  11/10/09

A iniciativa de Alvino, entretanto, está incomodando especialistas em turismo ferroviário de Mogi das Cruzes. Um técnico afirmou que, para ter alguma possibilidade de sucesso, o projeto teria de ser desenvolvido em conjunto pelas duas cidades.

Apoio
De acordo com o técnico mogiano, o mais adequado seria a elaboração de um único projeto para a implantação do trem turístico entre Mogi e GUARAREMA.

Sucesso
A Prefeitura de GUARAREMA está apostando todas as fichas na influência do deputado Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, para superar a burocracia do governo federal e da MRS (que tem a concessão dos trilhos) para garantir a implantação do trem até 2010.


Bras Santos
http://www.diariodoaltotiete.com.br/matpesquisa.aspx?idmat=23741&pchave=guararema  11/10/09

Trenzinho
O prefeito de GUARAREMA, Marcio Alvino (PR), está levando adiante o projeto de implantar um trem turístico entre as estações de GUARAREMA e Luiz Carlos. Uma associação foi contratada para fazer o estudo técnico, que apontará como tudo deve ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário