No
dia 02/09/2019, tivemos mais uma Sessão da Câmara Municipal de Guararema, até
agora tudo normal, seria mais uma sessão com os 11 vereadores presentes.
A
população ficou sabendo que seria tratado do aumento da CIP - Serviços de
Iluminação Pública, através de diversos post no FaceBook, o que causou
indignação.
Vamos
tentar esclarecer alguns pontos que não ficaram claro na TUMULTUADA Sessão.
Todos
ouvimos, e lemos dezenas ou centenas de post no FaceBook com várias opiniões
algumas pró, outras contra.
Algumas
são hilárias não vamos perder tempo com essas ( inclusive é bastante hilária a
explicação o que a Prefeitura enviou as 11h51 do dia 02/09/2019, apenas algumas
horas antes do inicio da abertura da sessão da Câmara Municipal de Guararema
com início às 15h00.) Farto material no FaceBook para pesquisa e diversão
garantida.
Quando
o poder público quer ser transparente, e necessita alterar ou criar um novo
imposto é necessário haver Audiência Pública. Em Guararema nem pensar, não houve, e ainda com uma agravante a Prefeitura contatou a FIPE -
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para “atestar sobre a necessidade
do aumento da CIP”. Gastou uma grana R$ 231.210,00
O
interessante é que o contrato da Prefeitura com a FIPE foi estimado em horas de
trabalho e por incrível que possa parecer a FIPE cumpriu rigorosamente as horas
de trabalho estimado - total de homens - hora 1.117, devidamente atestada pela
Prefeitura Municipal de Guararema.
Parabéns
a FIPE pelo acerto da previsão de horas trabalhas, e parabéns a fiscalização do
contrato por parte da Prefeitura, que atestou esse acerto de previsão de horas
trabalhas com horas pagas.
Previsão
e controle com padrões da NASA, para atividades espaciais (lembrando que nem a
NASA nesses lançamentos, não consegue o acerto de 100%, ficando muito, mas
muito próximo da meta estabelecida.
Feito
isso nenhum cidadão contribuinte teve acesso a esse estudo porque a
apresentação foi a portas fechadas.
Bem
passando essa introdução vamos lá. O imposto passa de 4,5% para 7,5%. O que
leva a ter uma arrecadação prevista de aproximadamente R$150 milhões. É muito dinheiro para trocar lâmpadas, e alguns outros serviços.
A justificativa do Prefeito Adriano de Toledo Leite é que existe um déficit de R$1.822.800,00 no período de julho/18 a junho/19, esse déficit é gerado por:
Despesas
com conta de energia de iluminação pública, e despesas com manutenção e obras.
( essas duas despesas englobam, inclusive o consumo de energia com a Cidade
Natal, ou seja entra nesse bolo muitos ingredientes de despesas.)
O
ponto chave de tudo isso em nossa opinião é a PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA - PPP. (que com a receita estimada de R$ 150 milhões enchem os olhos de qualquer
empresário)
Vejamos,
algum empresário quer investir em algum negocio que não obtenha lucro, claro que
não.
Então
quando a Prefeitura efetuar a concorrência para o PPP, a receita, e
principalmente o LUCRO tem que ser atraentes para o empresário.
Vejam
é essa formula, não estamos falando de R$2,56; R$5,06... por mês como a
Prefeitura quer demonstrar, estamos falando de Milhões e Milhões de reais, que
irão para os cofres dessa empresa.
E
sempre que houver um aumento no valor da energia elétrica nós teremos reajuste,
pois esse imposto é cobrado dessa forma, pelo consumo da ENERGIA ELÉTRICA,
como sempre o prefeito penalizando o contribuinte.
“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada
façam."
(Edmund Burke)
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Crônicas hora h
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