Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Campanha Morro Palmares de Guararema

ZUMBI EM GUARAREMA – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20  DE NOVEMBRO DE 2.012
Ceagua – Centro de Educação Ambiental


                              NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

   O CEAGUA HOMENAGEIA  ZUMBI. ESTAMOS NA LUTA PARA
 SALVAR O MORRO DA ANTENA.

EM APOIO AOS MORADORES, PARA PROTEGER AS ANTENAS E O MEIO AMBIENTE, VAMOS LANÇAR  A CAMPANHA: SALVEM O MORRO PALMARES DE GUARAREMA, EM HOMENAGEM AO ZUMBI DOS PALMARES,  AMPLIAR A LUTA POR TODA A CIDADE E VAMOS CONQUISTAR APOIO DE TURISTAS E VISITANTES.
DO JEITO QUE ESTÁ, COM AS CHUVAS, GRANDE PARTE DO MORRO PODE DESABAR!
É PRECISO TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTES !

Está colocando em risco a vida das pessoas que passam no local ou que moram em frente. O Morro da Antena fica na rua Dr. Armindo, no bairro Nogueira, onde tem a Escola Profissionalizante e o  CRAS.  Ajude a salvá-lo. VEJA NO BLOG: www.morrodaantenagma.blogspot.com coordenador desta campanha: Júlio Miyazawa – diretor do Ceagua.


VAMOS DE CASA EM CASA - ASSINE O ABAIXO ASSINADO VOCÊ TAMBÉM !
--------------------------------------------------------------------------------

ZUMBI DOS PALMARES – UMA HISTÓRIA DE LUTAS
A história conta que Zumbi foi capturado e morto bem depois da grande batalha, em 20 de novembro de 1.695. Outra história conta que na batalha final, Zumbi, ferido, prefere pular no despenhadeiro para evitar ser capturado.

PALMARES – A RESISTÊNCIA

Palmares foi construída pelos negros fugidos das fazendas, onde eram escravos, por volta de 1.650, na Serra da Barriga, região hoje pertencente a Alagoas. Naquela época, a Serra da Barriga fazia parte da Capitania do Estado de Pernambuco.

Os negros fugidos, ali construíram seus quilombos, sendo o maior deles o Quilombo dos Palmares, composto de várias aldeias e cuja população chegou a 20.000 habitantes, que viviam em completa liberdade.

Nos quilombos a organização era comunitária e os moradores e as moradoras, agora livres e iguais, dividiam tudo entre todos. Por isso, os poderosos da época decidiram acabar com aquele tipo de organização arrasando tudo porque aquele tipo de vida de igualdade e fraternidade estava servindo de exemplo aos povos pobres das cidades grandes. Hoje em dia, algumas cidades (São Paulo, Guarulhos, São Caetano do Sul e outras) já decretaram o dia 20 de novembro, feriado municipal em memória à luta de Zumbi e em memória de Palmares, para que não esqueçamos que só através da luta vamos conquistar uma sociedade justa e igualitária.

Conheça a história dos quilombos que chegaram a ter de 40.000 a 50.000 habitantes. Procure saber como eles se organizavam para viver e para lutar contra o exército dos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário