Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Falta de transparência, 3ª parte do "Me engana que eu gosto..."

Manchete de jornal local em sua edição n° 13 “Prefeito Marcio Alvino renova e amplia frota de Kombi escolares”. A primeira vista nos parece um grande feito.

Como estão escrevendo sobre a educação e de crianças essa entrevista chamou bastante minha atenção. 

Mas antes de entrar nos detalhes foi uma pena que a Gestora da Educação, não falasse do trabalho técnico que está sendo realizando.

Vamos as perguntas formuladas ao Prefeito Municipal de Guararema pelo jornal local e suas respostas.

- Prefeito o que mudou com as novas kombis escolares?
“...trocamos todas as kombis e aumentamos o numero de 20 para 23, ...aumentou a capacidade de passageiros de 9 para 12 lugares atualmente, ...agora com sistema de monitoramento do percurso, velocidade e horário por GPS, ...e a Prefeitura tem inteiro controle pelo site do sistema ...e a presença e acompanhamento das monitoras durante o trajeto.”

Comentários:
1)    No banco dianteiro estão sentando crianças no transporte escolar? O código de transito não permite que nesse banco seja utilizado por crianças, então a capacidade nominal útil no transporte é diminuída em 2 lugares passando a 10 lugares ao invés de 12 como
afirma o Sr. Prefeito.
2)    Se a monitora no percurso com as crianças estiver no banco da frente o seu trabalho não será produtivo, como seu trabalho se resume aos demais 3 bancos da perua kombi seu posicionamento mais correto para o trabalho é no banco do meio. Sendo assim ficamos com 9 assentos uteis.
3)    Finalmente o controle pelo site maravilha, teremos o “Big Brother” de localização eletrônico para os motoristas, será que esses dados serão também utilizados para evitar possíveis enganos  na quilometragem cobrada pelos serviços prestados?

- Os bebês das creches são muito pequenos, como são os cuidados na hora do transporte?
“Realmente, têm crianças com menos de um ano de idade e é preciso um cuidado todo especial, por isto essas kombis têm o conforto e a exclusividade..."

Comentários:
1)    E a cadeirinha para crianças, Guararema tem em suas peruas? Não, porque o código de transito até o momento não determinou, ou o regulamentou para esse tipo de transporte. Então como estão sendo transportes crianças tão pequenas no transporte escolar, sentadas, deitadas, no colo da monitora? E a atenção para as outras crianças como se torna possível?

- As monitoras são somente para as kombis dos bebês das creches?
“Não. ... estão em todas as 23 kombis, e também nos ônibus que os alunos da rede municipal utilizam em outros itinerários.

Comentários:
1)    De fato engana que gosto, será real a afirmativa do Sr. Alvino diz, não são reais as informações que o Prefeito Municipal de Guararema está tentando passar para a população.
2)    Existem crianças do Ensino Fundamental que viajam em ônibus sem monitoras. Será que o Sr. Prefeito não sabe ou não liga para essas crianças?
3)    Esses mesmos alunos tem que pegar os ônibus por volta das 6h00 perto de suas casas e ficam esperando na escola por volta de 30 minutos com os portões fechados na entrada, e na saída em torno de 1h30 após o termino das aulas nesse horário dentro da Escola aguardando os ônibus. Normalmente efetuam esse percurso de pé nos ônibus pois os mesmos nesses horários estão sempre lotados. Essa situação no período da manhã.
4)    Na parte da tarde eles vão também amontoados para a Escola sem nenhuma monitora, e retornam mais cedo para suas casas saem em torno de 30 minutos antes do encerramento normal da aula. Será que essas crianças são privilegiadas ou prejudicadas em seu ensino?

Obs.: Normalmente na volta do período da manhã, o motorista do ônibus não efetua o percurso total do ônibus, caso alguma criança não vá descer em um bairro que consta do itinerário, então se houver algum passageiro naquele bairro já era. Mas essa é a Guararema que não fiscaliza os horários dos ônibus, seu itinerários bem como sua manutenção.

Não podemos também esquecer que os ônibus não pegam todas as crianças próximas as suas casas em seu trajeto ai envolvendo também os alunos das Escolas Estaduais, que alguns tem que percorrer pelas estradas municipais distancias muitas vezes superiores a 6 km.

Pelo descaso da empresa de ônibus e da fiscalização da Prefeitura Municipal de Guararema, muitas crianças são deixadas após as 20h30 a mais de 6 km de sua casa para que voltem a pé em estradas sem nenhuma iluminação. Quem decide sobre os horários e os itinerários são os motoristas sempre ao seu bel prazer.

- O ano está começando, a educação tem novos projetos inovadores durante 2011?
“Sim, a Educação é uma das prioridades da administração, assim como a Saúde...Vamos também renovar a frota dos ônibus, em março.

Comentários:
1)    O investimento estimado anual com o pagamento das kombis é em torno de R$1,6 milhão para o transporte de crianças em 200 dias de aulas previstas no ano letivo. O mais interessante nesse novo sistema que quem controla o transporte de alunos é o setor de
Transito de Guararema, uai pensei que a responsabilidade escolar dos Alunos no seu todo fosse somente da Secretaria de Educação.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO através do processo n° 59/007/11- proferiu o seguinte despacho em 01/03/2011 referente a contratação de empresa para prestação de serviços de transporte escolar.
...Após análise da matéria, a Unidade Regional de São José dos Campos constatou a existência de falhas e/ou impropriedades capazes de inviabilizar o procedimento em questão, consoante especificado a fls. 607/611.

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal, é que as pessoas de bem nada façam.”
(Edmund Burke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário